Mais de mil alunos participam da Feira Literária dos Distritos

Mais de mil alunos da rede municipal participaram da Feira Literária dos Distritos, promovida pela Prefeitura de Petrópolis em três localidades: CEU das Artes e Fazenda Vira-Mundo (Posse) e Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (Itaipava). Organizado pela Secretaria de Educação, o evento contou com programação voltada a estudantes, professores e à comunidade escolar, com o objetivo de ampliar o acesso à literatura por meio de experiências culturais diversificadas.

Durante o evento, estudantes do primeiro segmento participaram de sessões de contação de histórias com foco na valorização da cultura oral e no estímulo à leitura. Já os alunos do segundo segmento vivenciaram oficinas práticas, como a atividade de compostagem organizada pela equipe da Fiocruz, conectando literatura e educação ambiental.

As escolas municipais desenvolveram apresentações e releituras inspiradas na obra da escritora Marina Colasanti. Embora o tema da feira fosse livre, a autora foi sugerida como referência para os trabalhos realizados pelos professores e estudantes em sala de aula. A proposta foi valorizar a leitura como ferramenta pedagógica integrada ao currículo.

Além das atividades escolares, a programação contou com bate-papo com autores, como o escritor e professor Fabrício Malavasi, que esteve com docentes e visitantes na Fazenda Vira-Mundo. No mesmo espaço, o autor Leffer dialogou com o público jovem e autografou seu livro Liebe: Como Tudo Começou, promovendo o debate sobre temas como afetividade e empatia por meio da leitura.

A feira também promoveu momentos de troca de livros entre os participantes, incentivando o reaproveitamento e o compartilhamento de obras entre os estudantes e suas famílias. Oficinas culturais e apresentações musicais completaram a programação dos três polos do evento.

“Levar a literatura a diferentes pontos do município é garantir o direito ao acesso ao conhecimento, fortalecendo o vínculo entre a escola e a comunidade. A palavra escrita ou falada tem o poder de ampliar horizontes e transformar realidades”, destacou o prefeito Hingo Hammes.

O secretário de Educação, Alexandre Gurgel, ressaltou o trabalho coletivo envolvido na realização da feira.

“A equipe da rede municipal de ensino se empenhou para que a feira acontecesse com qualidade e envolvimento das escolas. Os projetos desenvolvidos foram fundamentais para o resultado que vimos nos três polos”, afirmou o secretário.

Posts relacionados

CTO Morin amplia equipe e passa a oferecer a especialidade de radiologia intervencionista

UNIFASE/FMP sedia palestra sobre finanças pessoais com especialista da CNN Brasil

Pré-conferência de Assistência Social reúne população para debater diretrizes do SUAS em Petrópolis