CTO Morin amplia equipe e passa a oferecer a especialidade de radiologia intervencionista

Pacientes da unidade do Centro de Terapia Oncológica (CTO), no Morin, agora têm acesso a mais uma especialidade médica: a de radiologia intervencionista, dedicada à realização de procedimentos minimamente invasivos guiados por métodos de imagem como tomografia, ultrassonografia e raio-x. Os atendimentos são realizados pela médica Larissa Villa Nova, que passou a integrar a equipe da clínica no mês de abril.

De acordo com a especialista, a nova abordagem amplia as possibilidades de diagnóstico e tratamento, com uso de imagem para guiar as intervenções com mais precisão e segurança. “Com a radiologia intervencionista conseguimos diagnosticar e tratar diversas condições com uma segurança maior, menor risco de complicações e um tempo de recuperação mais rápido”, explica a médica.

Ela destaca que essa área é um dos pilares no cuidado com o paciente oncológico, atuando desde o diagnóstico por meio de biópsias guiadas por imagem até o tratamento de lesões tumorais por ablação percutânea — procedimento com resultados comparáveis aos da cirurgia tradicional, mas sem necessidade de cortes. “Também auxiliamos na medicina paliativa, controlando sintomas e permitindo que o paciente possa passar mais tempo com sua família ou seguir com o tratamento quimioterápico paliativo”, complementa.

Durante a consulta no CTO, a médica avaliará o quadro clínico do paciente, os exames de imagem, laudos e os relatórios do médico assistente, indicando o procedimento mais adequado para cada caso. “É essencial que o paciente traga todos os exames complementares e as informações clínicas, para que possamos indicar a melhor conduta. A maioria dos procedimentos será realizada em ambiente hospitalar, com a estrutura necessária para garantir qualidade e segurança”, finaliza Larissa.

Posts relacionados

Mais de mil alunos participam da Feira Literária dos Distritos

UNIFASE/FMP sedia palestra sobre finanças pessoais com especialista da CNN Brasil

Pré-conferência de Assistência Social reúne população para debater diretrizes do SUAS em Petrópolis