Prefeitura reforça fiscalização na Ponte do Arranha-céu em Itaipava

Nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans, intensificou a fiscalização da ponte do Arranha-Céu, um dos importantes acessos ao distrito de Itaipava, para motoristas que vêm da BR-040. Uma equipe de agentes de trânsito passa a orientar diariamente motoristas e a coibir o acesso irregular de veículos fora das especificações técnicas permitidas para a estrutura.

“A gente sabe o quanto a mobilidade urbana é fundamental para uma cidade e a ponte do Arranha-Céu cumpre um papel importantíssimo no desafogo do trânsito em Itaipava. Infelizmente, a estrutura, que é muito antiga, precisa de reparos. Essa ponte está à cargo do governo federal, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ainda assim, a prefeitura vem apoiando o DNIT na sinalização e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) na fiscalização”, disse o prefeito Hingo Hammes.

Desde fevereiro, uma série de audiências na Justiça, envolvendo o DNIT, a prefeitura, o Ministério Público Federal e a sociedade civil vem discutindo a situação da ponte do Arranha-Céu. Danos em parte da estrutura fizeram com que o DNIT contratasse uma empresa de engenharia, que identificou que, para continuar recebendo o fluxo diário de veículos, a ponte precisa respeitar um limite de 10 toneladas por veículo.

“A gente sabe que muita desinformação circula nas redes sociais e por isso é muito importante esclarecer alguns pontos. Não há qualquer medida prevista de interdição da ponte. O tráfego segue liberado para veículos mais leves que o estabelecido pela avaliação técnica que foi feita, como carros de passeio, ônibus, caminhões de pequeno porte e vans, por exemplo. O que está restrito são os veículos que, somados os pesos da carga e do próprio veículo, excedam dez toneladas”, explicou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.

Fiscalização intensificada

Atendendo o pedido da Justiça e auxiliando o DNIT, a prefeitura vem ajudando a sinalizar as restrições no trecho e fiscalizar o acesso à ponte do Arranha-Céu. “Nós instalamos placas indicando a limitação de peso, assim como a limitação de altura, que é de quatro metros. Inclusive, instalamos um limitador de altura que foi danificado repetidas vezes por motoristas que teimam em desrespeitar a restrição, que é sobretudo uma medida de segurança. Hoje, nós instalamos o limitador de altura e colocamos uma equipe com agente de trânsito para orientar e fiscalizar. Também está prevista a instalação de câmeras, que podem ajudar a flagrar o desrespeito e multar os motoristas infratores, inclusive pelo dano ao patrimônio público”, disse Moreira.

Posts relacionados

Balcão de Empregos da Prefeitura oferece mais 75 vagas para esta semana

Dom Orani participa do conclave e traz consigo “profecia” de religiosa

Prefeitura e Comdep transformam garrafas PET em vassouras e incentivam a reciclagem com benefício direto à população