Trinta colaboradores da Comdep estão participando do curso de NR-31, com foco na segurança durante a operação das máquinas roçadeiras. A Prefeitura está promovendo a capacitação, que é dividida em duas turmas, com 15 participantes cada. O curso inclui aulas teóricas, práticas e acompanhamento nas ruas pela equipe do setor de Segurança do Trabalho.
“A qualificação dos nossos servidores é uma prioridade. Estamos investindo em segurança e prevenção para proteger nossos trabalhadores, assim como a população e melhorar a qualidade dos serviços prestados à nossa cidade”, afirmou o prefeito Hingo Hammes.
A capacitação é realizada em parceria com a Firjan. “Este treinamento é fundamental para garantir que nossos operadores estejam bem preparados, saibam manusear os equipamentos com segurança e cumpram todas as normas necessárias. Isso reduz os riscos para eles próprios e para os transeuntes que circulam pelas áreas onde as equipes de roçada atuam. Além disso, a capacitação também contribui para a valorização do trabalho desses profissionais”, destacou Fernanda Ferreira, presidente da Comdep.
Segundo o técnico de segurança Bruno Branco, responsável pelo SESMT da Comdep, o curso tem impacto direto na prevenção de acidentes. “A ideia é capacitar, mas também acompanhar de perto os colaboradores no dia a dia, orientando e reforçando os cuidados que devem ser tomados em campo. Nosso foco é garantir que cada operador volte para casa com saúde e segurança”, explicou.
O operador Samuel Cordeiro dos Santos, do setor de Jardinagem, é um dos participantes do curso de NR-31 sobre o uso da roçadeira. Ele destaca a importância da capacitação, que alia teoria e prática para garantir mais segurança no dia a dia de trabalho. “O curso está sendo muito útil. O instrutor mostra exemplos reais, explica como evitar acidentes e orienta sobre o uso correto dos EPIs. Está sendo uma grande oportunidade de aprendizado para todos nós”, disse Samuel. Durante a formação, os participantes aprendem também sobre o manuseio adequado da máquina, abastecimento seguro, regulagem do cinto e demais cuidados essenciais para a operação.
“Além de proteger os trabalhadores, a capacitação também é importante para a segurança da população, pois os profissionais, agora mais conscientes, estarão mais preparados para realizar os serviços com responsabilidade, protegendo a integridade das pessoas que circulam nas áreas onde a roçada ocorre”, conclui o prefeito Hingo Hammes.