Prefeitura monta atendimento especial em Itaipava para atualização de CadÚnico

Moradores de Itaipava, Madame Machado e Pedro do Rio receberam atendimento especial neste sábado (24/05) para a primeira etapa de atualização do CadÚnico (Cadastro Único). A ação, promovida pela Prefeitura de Petrópolis, aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), localizado no Centro de Cidadania Desembargador Jorge Loretti, no distrito de Itaipava.

“É importante que as famílias mantenham o cadastro atualizado para garantir o acesso aos programas do Governo Federal e por isso decidimos fazer ações especiais aos sábados para quem trabalha durante a semana conseguir regularizar a situação”, comentou o prefeito Hingo Hammes.

Quem não conseguiu comparecer na ação deste sábado, pode ainda procurar o Cras mais próximo para fazer a atualização.

“Neste momento a atenção está voltada para os moradores de Pedro do Rio, Itaipava e Madame Machado, mas em breve vamos visitar outras regiões do município para dar continuidade ao recadastramento”, explicou a secretaria de Assistência Social, Adriana Kreischer.

Tanto para atualização quanto para inclusão no CadÚnico, o responsável da família deve apresentar um documento com foto (como carteira de identidade ou carteira de trabalho), CPF ou título de eleitor e comprovante de residência (caso não tenha, o morador fará uma declaração na hora). Além dos documentos pessoais, é necessário levar também um documento de cada integrante da família (CPF, certidão de nascimento ou casamento, carteira de identidade, carteira de trabalho, título de eleitor e declaração escolar para menores de 18 anos).

O Cadastro Único é a porta de entrada para programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Auxílio Gás, Pé-de-Meia, Tarifa Social de Água e de Energia, Isenção de Taxas de Inscrição em concurso público e no Enem, entre outros. Ele é voltado para a população de baixa renda (até meio salário mínimo por mês por pessoa ou até três salários mínimos mensais, somando a renda de todos os integrantes da família). A atualização do CadÚnico é obrigatória a cada dois anos, mesmo que a família não tenha alterações dos dados.

Posts relacionados

Prefeito Hingo Hammes abre 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Secretaria de Educação participa de formação para multiplicadores do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Prefeitura recebe cerca de 150 pessoas para dialogar sobre habitação