A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura inaugura no sábado (10), a exposição “Jardim das Delícias”, do fotoartista Mario de Aratanha. O vernissage será aberto ao público gratuitamente a partir das 16h30, com sessão de autógrafos do artista. A exposição ficará em cartaz até julho.
A mostra reúne 13 quadros que reinventam a fotografia através da colagem digital, criando um diálogo visual entre os séculos XVI e XXI. Aratanha utiliza como inspiração o icônico quadro “Jardim das Delícias Terrenas”, de Hieronymus Bosch.
Durante a abertura, Mario de Aratanha também autografará seu livro “Tocando em Frente”, que narra os 32 anos de história da gravadora Kuarup, fundada por ele. O livro já foi lançado em São Paulo e terá lançamento também no Rio de Janeiro.
As obras expostas apresentam intervenções digitais onde pixels tornam-se pinceladas, as texturas recebem novas formas e as cores ultrapassam limites originais. De acordo com a curadora Jeanne Duarte, “as composições prestam homenagem ao universo visionário de Bosch enquanto são subvertidas com um vigor contemporâneo. Fragmentos do presente são entrelaçados com simbologia histórica, ampliando o jardim original”.
Jeanne também destaca que o processo criativo do artista envolve desconstrução visual e uma relação lúdica com o conceito de loucura criativa, tema já celebrado por figuras como Erasmo de Roterdã, Raul Seixas e Alceu Valença.
Mario de Aratanha traz ainda influências musicais para suas obras, refletindo sua trajetória como produtor musical de mais de 200 discos. As imagens apresentam referências que vão dos Ents de Tolkien a criaturas surreais com olhos felinos.
Sobre a Casa de Petrópolis Instituto de Cultura
A Casa de Petrópolis Instituto de Cultura é um dos mais importantes espaços culturais da Região Serrana do Rio de Janeiro, dedicando-se à preservação histórica e à promoção das artes. Com uma programação diversificada, o Instituto acolhe exposições, concertos, palestras e outras manifestações culturais, consolidando-se como um ponto de encontro para apreciadores da arte e da história. A Casa está localizada à Avenida Ipiranga, nº 716, no Centro Histórico de Petrópolis. O local conta com estacionamento rotativo.