Alunos da rede municipal recebem prêmio Jabuti Zinho após votação online com mais de dois mil participantes

Cerca de 100 estudantes, profissionais da rede municipal de ensino e famílias participaram da cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio Jabuti Zinho, voltado a Educação Infantil da rede municipal, que aconteceu nesta sexta-feira (06/06), na Casa da Educação Visconde de Mauá. A iniciativa, promovida pela Prefeitura, teve como objetivo valorizar a criatividade e estimular o hábito da leitura entre as crianças.

Os trabalhos feitos pelos estudantes passaram por uma votação online no site da Prefeitura. Ao todo, 2.274 pessoas participaram da escolha. O primeiro lugar ficou a obra “Esconde Esconde na Floresta”, do CEI Chiquinha Rolla, com 1.204 votos. O segundo colocado foi o CEI Lota Macedo de Soares, com o livro “Um presente para cada animal”, que recebeu 868 votos. Em terceiro lugar ficou a Escola Municipal Félix Van Erven de Barros, autora do título “A Ovelha Titi”, com 202 votos.

A seleção dos trabalhos finalistas foi feita a partir de uma triagem que escolheu dez produções entre os livros inscritos. Esses dez finalistas foram disponibilizados para leitura online, e a comunidade escolar foi convidada a votar na história preferida. A ação teve como proposta reconhecer os talentos infantis e fortalecer o vínculo entre escola, família e cultura literária.

“A votação aberta à população foi uma forma democrática de envolver a comunidade nesse movimento de valorização da educação desde a infância”, afirmou o vice-prefeito Albano Filho Baninho, que representou o prefeito Hingo Hammes na cerimônia.

A secretária de Educação, Ana Carolina Kapler, reforçou que o concurso amplia o acesso das crianças à produção literária desde cedo. “Esse tipo de iniciativa contribui para formar leitores, desenvolver linguagem e ampliar o repertório das crianças, respeitando a singularidade da Educação Infantil”, disse.

Para a chefe do Departamento de Educação Infantil, Marcela de Castro Alves, o Jabuti Zinho simboliza um esforço coletivo das unidades escolares. “As produções refletem o trabalho pedagógico e o envolvimento das crianças com os projetos de leitura. A premiação é um reconhecimento, mas o processo é o que mais importa”, concluiu.

As três obras vencedoras foram apresentadas em versão impressa, e tanto os alunos quanto os profissionais das escolas receberam medalhas em reconhecimento à participação. A primeira edição do prêmio deve ser incorporada ao calendário pedagógico do município.

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