Cidade Destaques Últimas Notícias

Petrópolis faz neste sábado o Dia D da vacinação contra a poliomielite e outra doenças

O Dia D das campanhas de vacinação contra a Poliomielite e da Multivacinação acontece no sábado. Onze unidades de saúde, incluindo os ambulatórios do Hospital Alcides Carneiro (HAC) e Ambulatório Escola, no Cascatinha, estarão abertas para receber o público alvo.

A vacina contra a Pólio é voltada para crianças de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias e Multivacinação para atualização de caderneta de menores de 15 anos. “É fundamental que nossas crianças estejam vacinadas e protegidas contra as doenças. O sucesso dessas campanhas depende do engajamento de todos. Por isso é importante que pais e responsáveis estejam conscientes e levem seus filhos a um dos postos de imunização, pois somente com a mobilização da população será possível ampliar a cobertura vacinal”, frisa o prefeito Rubens Bomtempo.

Por meio das campanhas, segundo o secretário de Saúde Marcus Curvelo, a intenção é garantir a ampla cobertura vacinal e evitar a reintrodução de doenças, como a poliomielite, que causa a paralisia infantil. A doença é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) erradicada no Brasil desde 1994.

“Para a poliomielite, o público alvo são crianças menores de cinco anos, a partir dos dois meses de vida, enquanto a multivacinação estará disponível para crianças e adolescentes de 0 a 14 anos 11 meses e 29 dias com caderneta de vacinação incompleta. Ainda teremos mais um Dia D, marcado para 3 de setembro”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

A multivacinação previne formas graves da tuberculose, hepatite B, poliomielite, diarreia por rotavirus, difteria, tetano, coqueluche, haemophilus influenza B, pneumonias, meningites, otites e sinusites pelos sorotipos da vacina pneumo 10, meningite meningococica tipo C, febre amarela, sarampo, caxumba, rubeola, hepatite A e hpv.

“O Dia D é um dia de mobilização nacional pela melhoria das coberturas vacinais. Em Petrópolis, vamos ter no próximo dia 20/08, 11 salas funcionando com todas as vacinas do calendário disponíveis. Além dos adolescentes menores de 15 anos, é muito importante que todas as crianças menores de 5 anos compareçam para serem imunizadas contra a poliomielite”, disse Thayene Varella, chefe da Divisão de Imunização da Secretaria de Saúde.

Related posts

População tem até o dia 19 de maio para sugerir emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2024

admin

Minirreforma eleitoral será apresentada dia 6 de setembro na Câmara

admin

Rio de Janeiro confirma mais 17 mortes por coronavírus

admin

Deixe um comentário