Destaques Meio Ambiente Últimas Notícias

Meio Ambiente promove reflorestamento de área afetada pela tragédia de 2011

O reflorestamento das áreas afetadas pela tragédia de 2011 começou no último sábado (14.12).  A prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com o Instituto da Criança, promoveu o Desafio Mais Mata Atlântica com o plantio de 1.600 mudas de árvores em um terreno de 10 mil metros quadrados na Estrada Nova Esperança, no Vale do Cuiabá. Participaram da iniciativa moradores da própria localidade, voluntários e alunos da Comac, Creche São Barbel, no Caxambu, e da APAE.

Em fevereiro de 2014, quando as casas do Condomínio Marília Cápua foram entregues para a população, houve a promessa de que toda aquela região seria reflorestada pelo poder público. Desde então, os moradores aguardavam por esse trabalho, que vai proporcionar uma série de benefícios para a localidade. Os principais são a proteção da superfície do solo, diminuindo os riscos de erosão e uma maior biodiversidade.

“Naquela época foi prometido sim, mas nunca houve uma iniciativa como essa aqui, envolvendo os moradores também. Para a gente é importante, vai ajudar a melhorar o clima, uma conquista para todos. Além desse trabalho, também vamos fazer outras ações, promovendo o plantio também em outros terremos que vamos indicar”, disse Elizier Vieira Borges, aposentado de 78 anos, representante da associação de moradores do local.

O secretário de Meio Ambiente, Fred Procópio, participou do plantio coletivo destacando que o trabalho foi baseado em um plano de recuperação ambiental criado pelo engenheiro florestal Flávio Bandeira, que integra o corpo técnico da pasta. Após o plantio, será feito o acompanhamento do desenvolvimento das mudas, com o auxílio dos próprios moradores e do Instituto da Criança.

“O reflorestamento foi planejado, respeitando o plano de recuperação que indicava o tipo de árvore plantada e o espaçamento necessário entre elas. Além dos benefícios ambientais, que são imensuráveis, também é uma forma de envolvermos a população neste trabalho”, disse Fred, destacando ainda que desde o início da atual gestão foram plantadas mais de 10 mil mudas de árvores na cidade.

“Adotamos uma série de políticas públicas efetivas para preservação da natureza. Por isso, fomos o município mais bem colocado da Região Serrana no ranking do ICMS Verde, com o oitavo lugar entre os 92 municípios do Estado”, destacou o prefeito Bernardo Rossi. “Grande parte dessas 10 mil mudas, foram em ações que envolveram as escolas e as comunidades”, completou o prefeito.

O Desafio Mais Mata Atlântica foi mais uma ação do projeto Inteligência Ambiental (IA) do setor de educação ambiental, criado pela Secretaria de Meio Ambiente em 2017 com o objetivo de conscientizar a população da importância da preservação ambiental. Em dois anos, o IA envolveu mais de 3 mil alunos em atividades de educação ambiental variadas, como apresentação de eco filmes informativos, caminhadas ecológicas e palestras.

“Todos que participaram irão lembrar para sempre deste dia. Queremos aumentar as vertentes da Educação Ambiental. A ideia é evidenciar as ações para todo o município. O projeto é um trabalho que teve uma pesquisa completa para que fosse desenvolvido com total fundamento, dentro da realidade da cidade”, aponta o coordenador de Educação Ambiental, Anderson Campos.

Também apoiaram o Desafio Mais Mata Atlântica no último sábado as equipes da Comdep e da CPTrans; Projeto Água, viação Cidade das Hortênsias; Academia Brasileira Ambientalista de Letras; Águas do Imperador; estudantes de biologia da Universidade Estácio de Sá, além de biólogos e professores.

Related posts

Sinovac quer distribuir vacina na América do Sul junto com Butantan

admin

Buscas em Petrópolis continuam para localizar vítimas do temporal

admin

Enel apresenta plano de ação em reunião com movimento empresarial ‘Petrópolis 2030’ Abastecimento de energia e falta de investimentos são entraves à economia

admin

Deixe um comentário