Cidade Destaques Tecnologia Últimas Notícias

Estudantes de escolas da rede estadual lotam o Sesc Quitandinha na I Feira de Ciência e Tecnologia – Experimentec

Alunos de trinta e uma escolas da rede estadual de todo o Rio de Janeiro marcaram presença na I Feira de Ciência e Tecnologia – Experimentec promovida nesta sexta-feira (29.11) no Sesc Quitandinha. Iniciativa da Secretaria de Estado de Educação com apoio do Sesc, a mostra apresentou para o público projetos criados pelos jovens estudantes que tratam de sustentabilidade, utilização de aplicativos, robótica e outras propostas criativas e interativas que visam contribuir positivamente no cotidiano da população. O prefeito Bernardo Rossi participou do evento.

“Prazer para Petrópolis receber mais um evento que exalta a tecnologia. Nossa cidade é reconhecida pela sua história e potencial turístico, mas, também, vem mostrando que tem um setor tecnológico forte e em crescente desenvolvimento. Nesta semana recebemos o ministro astronauta Marcos Pontes, na expansão do Supercomputador Santos Dumont, e agora temos talentos revelados nessa feira promovida pela Secretaria de Estado de Educação. Satisfação enorme em ver o Sesc abrindo as portas para os novos talentos”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.

Segundo a Secretaria de Estado de Educação, a Experimentec teve como objetivo fomentar e divulgar as soluções criativas, transformadoras, interativas e a pesquisa científica, privilegiando os conteúdos das Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química) e a Matemática envolvendo o uso das tecnologias digitais. Aproximadamente mil alunos participaram ou visitaram a mostra durante todo o dia. Os trabalhos apresentados são dos estudantes do ensino médio.

“Agradeço o apoio do Sesc por ter aberto as portas para esse evento tão importante para a educação e à prefeitura pela proximidade e por apoiar sempre as ações do Estado. Petrópolis é uma cidade linda e não foi à toa a escolhida para sediar o evento. Todos os alunos, professores e equipes das regionais estão de parabéns”, disse o secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, que entregou placas parabenizando as equipes das escolas e regionais e também ao Sesc, pelo apoio.

“A educação é o caminho para o desenvolvimento. É uma honra receber esse evento no Sesc Quitandinha e essa feira também marca a abertura de um espaço que vai receber permanentemente trabalhos que envolvem a tecnologia, no Sesc. Queremos receber cada vez mais estudantes, fortalecer a educação e fomentar a tecnologia”, disse Antônio Florêncio de Queiroz Júnior, presidente da Fecomércio.

Wendel Silveira Carvalho, de 17 anos, aluno do Colégio Estadual Campos Salles, de Teresópolis, participou da feira. Junto com as colegas Gabriele Rodrigues e Leticia Vaz, criou um projeto de residência inteligente: o morador pode acionar o acendimento automático das luzes da residência batendo palma ao entrar em cada cômodo. Para apagar, é só bater palma novamente. “Nossa intenção foi a de mostrar que não é necessário construir uma casa inteligente, você pode adaptá-la. A eficiência energética é importante e é um caminho que deve ser seguido pela população”, afirmou Wendel. Sobre a visita em Petrópolis, o estudante é categórico: inesquecível. “Não conhecia a cidade. É linda. É histórica mas tem esse ar tecnológico, que é tudo de bom para gente que está estudando e desenvolvendo projetos”.

O Estado mantém 14 regionais no Rio de Janeiro. Em Petrópolis, a rede estadual tem dez unidades em funcionamento – ensino médio – com atendimento de aproximadamente 8.900 alunos.

Related posts

Índice de Confiança da Indústria recua 0,2 ponto em janeiro, diz FGV

admin

Governo investe mais de R$ 950 milhões em estradas vicinais

admin

IBGE reduz ritmo, mas mantém operações do censo em terras yanomami

admin

Deixe um comentário