Cidade Últimas Notícias

Disque Entulho passa de 10 mil coletas realizadas

Reativado pela prefeitura em 2017, o Disque Entulho já fez 10.591 atendimentos no período. Isso representa 5,3 mil toneladas de resíduos coletados na cidade e que tiveram a destinação correta – o aterro de Pedro do Rio. O programa faz o recolhimento gratuito de até 20 sacos com até 25 kg de entulho a partir de agendamento feito pela população.

O Disque Entulho ficou parado por quatro anos por ter sido considerado “custoso” durante a gestão anterior. A paralisação do programa prejudicou as famílias mais pobres, que gera uma quantidade menor de entulho, por exemplo, em pequenas obras em casa, e que tem mais dificuldade de dar destinação correta ao entulho gerado em pequenas obras.

“Muitas pessoas que procuram o Disque Entulho são as que tem consciência de que não deve jogar entulho em qualquer lugar, de que é necessário dar o destino correto ao entulho. E muitas vezes é caro e inviável contratar um caminhão para isso. Passar de 10 mil coletas mostrar como esse serviço fez falta enquanto ficou parado e a quantidade de resíduos que foi levado para o aterro de Pedro do Rio ajudou na limpeza da cidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi.

Uma dessas pessoas é a moradora do Centro, Eliane Ferreira. Ela já pediu o recolhimento algumas vezes e gostou do atendimento – desde o agendamento por telefone até a coleta do entulho em casa.

“Minha filha está fazendo uma reforma na casa, é um quebra-quebra, e com o Disque Entulho a gente consegue retirar esse entulho. É muito importante porque a gente sabe que está sendo levado para o lugar certo, sem prejudicar a natureza. Um caminhão que a gente vai contratar custa R$ 250, é inviável se tiver que pedir várias vezes, e a gente não tem como fiscalizar se está jogando em qualquer lugar. Esse serviço é excelente, o atendimento pelo telefone é muito bom, o pessoal que vem aqui em casa é muito atencioso, só posso elogiar”, disse.

Essa quantidade de entulho recolhido pelo programa ajuda a manter a cidade mais limpa.

“Nós temos um trabalho muito grande para a limpeza da cidade, com a coleta de lixo em dia e várias rotas de coleta de entulho nos bairros, tanto com as equipes da Comdep quanto com a Força Ambiental, que é coordenado pela SSOP (Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública). Mas é importante que as pessoas contribuam com a limpeza dos bairros e das comunidades. O Disque Entulho é gratuito, são 23 bairros atendidos normalmente, mas moradores de outros locais podem ligar que, se houver disponibilidade, também serão atendidos”, afirma o presidente da Comdep, Wagner Silva.

“O entulho, seja resto de obras, mato, móveis ou eletrodomésticos velhos, tem que ser levado para o aterro de Pedro do Rio, que é o local correto para o descarte, como determina o Código de Posturas. Em caso de flagrante, o responsável é intimado para fazer a limpeza imediata e pode ser multado em R$ 800. Para evitar isso, um dos caminhos é o Disque Entulho, que faz o recolhimento gratuito”, ressalta a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Karina Bronzo. Para denunciar, é possível informar sobre a irregularidade para a Fiscalização de Posturas (2246-9043).

Como solicitar atendimento

O Disque Entulho atende rotas fixas ao longo da semana e outros locais de acordo com a disponibilidade da equipe de coleta. O agendamento pode ser feito pelo telefone 2243-7822 de segunda a sexta.

Com o dia marcado, o solicitante deve colocar o entulho na rota que o caminhão vai passar – ruas muito estreitas, por exemplo, atrapalham o acesso do veículo; nesse caso, o material deve ser colocado na rua principal. Isso pode ser feito com até dois dias de antecedência.

Outro cuidado é a quantidade de entulho. A coleta é de 20 sacos de até 25 kg cada – a medida é para preservar a saúde dos funcionários que fazem a coleta. Mais peso necessita de acionamento de um trator.

Rota do Disque Entulho

Segunda-feira: Valparaíso, Centro, Caxambu e Morin

Terça-feira: Retiro, Carangola, Roseiral e Jardim Salvador

Quarta-feira: Bingen, Mosela, Quarteirão Brasileiro, Av. Barão do Rio Branco e Atílio Marotti

Quinta-feira: Quitandinha, Independência, Castelânea e Alto da Serra

Sexta-feira: Itamarati, Provisória, Floresta, Samambaia, Cascatinha e Estrada da Saudade

Related posts

Pix deixará de ter limite por transação em 2023, anuncia BC

admin

Casa de Petrópolis recebe lançamento de livro sobre arquitetura de autor português

admin

TSE recebe 12 registros de candidatura à Presidência da República

admin

Deixe um comentário