Cidade Destaques Últimas Notícias

Cores de outono em Petrópolis antecipam a alta temporada e cidade está repleta de atrações de abril a agosto

Com a transição para outono, Petrópolis se prepara para receber uma onda de turistas, impulsionando a economia local e estabelecendo um cenário de muito movimento em suas atrações para os próximos meses. Entre abril e agosto a cidade acolhe cerca de 800 mil visitantes. A alta temporada, de inverno, inicia cada vez mais cedo, com os visitantes ‘descobrindo’ que o outono tem temperaturas em queda, ainda que os dias sejam ensolarados e aquele friozinho à noite.  Petrópolis tem 40 grandes eventos confirmados até o final do ano, boa parte deles entre abril e agosto. 

O último final de semana de março, prolongado com o feriado da Sexta-Feira Santa, tem ocupação hoteleira de 71% até essa quarta-feira (27) podendo ainda subir pontos percentuais e antecipa as próximas semanas de muita procura pela cidade.  

Abril começa com a Deguste (12 e 13/04), na Praça da Águia), um evento fixo com várias edições ao longo do ano e que celebra Petrópolis como a Capital Estadual da Cerveja com sua produção artesanal em evidência pela qualidade das várias marcas que se reúnem no Centro Histórico com uma feira com  muita música e, claro, cerveja. O Saloon BBQ (19 a 21 e 26 a 28/04, Parque de Exposições, em Itaipava) é um dos caçulas do evento, mas totalmente consolidado pelo seu sucesso nas edições anteriores. E antes disso, no Centro Histórico, rola o Ecobrechó Park (12, 13 e 14/ 04, na Avenida Ipiranga, 846), um misto de compra consciente e antenada com a moda.

“À medida que as temperaturas começam a cair, os encantos da Serra se tornam ainda mais atraentes para os viajantes em busca de paisagens deslumbrantes e experiências enriquecedoras. A cidade vem investindo em eventos sustentáveis, com diferencial e que atraem e agradam a um público cada vez maior e que está em busca de experiências memoráveis”, considera o presidente do Petrópolis Convention, Samir el Ghaoui.

Maio abre com a Festa de Portugal (09 a 12 de maio, na Casa de Portugal), segue com o Vira Petrópolis (10 a 12 de maio, na Praça da Águia) e o Caminhos Agro Rio (18 a 26 de maio, no Parque de Exposições, em Itaipava.

E na virada de maio para junho, quando as temperaturas ficam em baixa,  uma preparação para o frio do inverno, a cidade já coloca pra jogo o que há de melhor na serra no período como 14º Serra Wine Week (29 de maio a 15 de junho, nos restaurantes), o Arraiá do Amor (30 e 31 de maio e 07 a 09 de junho, no Parque de Exposições, em Itaipava),  o Blues nas Ruas (14 a 16 de junho, Parque de Exposições, em Itaipava), a 35ª Bauernfest – Festa do Colono Alemão (21 de junho a 07 de julho, no Palácio de Cristal e Praça da Liberdade) e o Festival de Fondue, Caldos e Cremes (28 de junho a 28 de julho, nos restaurantes).

“Este período marca não apenas a entrada na melhor fase para o turismo, mas também um impulso significativo para a economia local. Estima-se que a temporada de turismo entre abril e agosto injetará mais de R$ 150 milhões na economia da cidade, fortalecendo os setores de hospedagem, alimentação, comércio e serviços”, aponta Samir el Ghaoui.

Além do impacto econômico direto, a temporada de turismo também traz oportunidades de emprego, com a previsão de mais de 500 novas contratações nos setores de turismo, serviços e comércio entre os meses de abril e agosto. Esta injeção de empregos não apenas fortalece a economia local, mas proporciona um atendimento de qualidade aos visitantes.

O tempo esfria, mas as boas-vindas são calorosas. A cada ano, a gente observa uma antecipação da movimentação dos turistas chegando mais cedo, ainda em abril, maio, antes do inverno. Essa tendência acabou transformando o setor de eventos que reservou atrações também para esses meses, como se fosse um ‘aquecimento’ para a estação mais fria. Esse comportamento do mercado mexe com toda a cadeia economia da cidade, com ênfase na gastronomia e compras”, analisa Samir el Ghaoui.Para os turistas, a boa notícia é que o trade trabalha com preços especiais. Uma das metas é oferecer condições mais atrativas para que o visitante prolongue sua estadia para além do final de semana. As opções de passeios urbanos, culturais e históricos, rurais, cervejeiro e tantas outras vertentes da Petrópolis funcionam a semana toda.

www.visitepetropolis.com concentra informações e links para hotéis, pousadas, bares e restaurantes da cidade.

Confira eventos que rolam em Petrópolis entre abril e agosto:

Deguste – Feira de Cerveja Artesanal (12 e 13 de abril) –  Praça da Águia – Centro Histórico

Ecobrechó Park (12, 13 e 14 de abril) Avenida Ipiranga, 846 – Centro Histórico

Saloon BBQ (19 a 21 e 26 a 28 de abril) – Parque de Exposições, Itaipava

Festa de Portugal (09 a 12 de maio) Casa de Portugal – Rua General Rondon, 715 – Quitandinha

Vira Petrópolis (10 a 12 de maio) Praça da Águia – Praça da Liberdade e Praça Duque de Caxias, no Centro HIstórico

Caminhos Agro Rio (18 a 26 de maio) Parque de Exposições, em Itaipava

14º Serra Wine Week (29 de maio a 15 de junho) – Restaurantes, bistrôs, delicatessens, hotéis, pousadas e shoppings

Arraiá do Amor (30 e 31 de maio e 07 a 09 de junho) Parque de Exposições, em Itaipava

Deguste – Feira de Cerveja Artesanal (07 e 08 de junho) Praça da Águia – Centro Histórico

Blues nas Ruas (14 a 16 de junho) Parque de Exposições, em Itaipava.

35ª Bauernfest – Festa do Colono Alemão (21 de junho a 07 de julho) – Palácio de Cristal – Praça da Liberdade – Centro Histórico

Deguste – Feira de Cerveja Artesanal (12 e 13 de julho) – Praça da Águia, Centro Histórico

Festival de Fondue, Caldos e Cremes (28 de junho a 28 de julho) – Bares, cafeterias, delicatessens e restaurantes participantes

Motofest 2024 (19 e 20 de julho)- Parque de Exposições, em Itaipava

6ª Exposição de Flores e Cerâmicas (19 a 21 de julho) Palácio de Cristal – Centro Histórico

Festival Agroserra Da Roça ao Prato (19 a 21 de julho) –  Praça de Secretário, em Pedro do Rio

Deguste – Feira de Cerveja Artesanal (09 e 10 de agosto)- Praça da Águia – Centro Histórico

Bunka – Sai – Festa da Cultura do Japão de Petrópolis (15 a 18 de agosto) Palácio de Cristal – Centro Histórico

Related posts

TSE realiza esta semana audiências sobre regras eleitorais

admin

Confiança da indústria avança 8,9 pontos, revela pesquisa da FGV

admin

Petrópolis registra 14 novos casos de Covid-19

admin

Deixe um comentário