Destaques Política Últimas Notícias

Comissão Especial de Finanças, Infraestrutura e Retomada Econômica inicia os trabalhos na Câmara

Na tarde desta segunda-feira (28), os vereadores Fred Procópio (PL), Octavio Sampaio (PSL), Gilda Beatriz (PSD) e Marcelo Chitão (PL) instalaram oficialmente a Comissão Especial que irá fiscalizar os trabalhos da Prefeitura e o uso dos repasses municipais, estaduais e federais, além dos recursos doados por pessoas físicas, à conta oficial para assistência à população, recebidos em função das chuvas de 15 de fevereiro.

– Passamos pelo primeiro momento da tragédia, em que a prioridade é o resgate de vidas, retirada de pessoas de áreas de risco, restabelecimento de serviços básicos, como luz e água e agora passamos para um segundo momento que é o da reconstrução. É possível perceber um grande trabalho pela frente com um volume de obras enorme, cadastro de aluguel social e construção de novas moradias seguras -, explicou o presidente da Comissão, o vereador Fred Procópio.

A Comissão terá o papel de acompanhar o planejamento e a execução das obras que serão realizadas para que Petrópolis possa retomar a economia. Para início dos trabalhos, será enviado um pedido de informação à Prefeitura que vai dar um panorama do início do processo.

– Nosso objetivo é ter uma fotografia desse marco zero da reconstrução, para que de tempos em tempos, possamos avaliar os avanços realizados. Vamos acompanhar todas as medidas de estímulo que estão ou serão programadas e quais os resultados esperados dessas medidas-, completa Procópio.

Os vereadores também querem saber quais obras são prioridades, se alguma obra já começou, se existe um cronograma de execução, os números dos processos, as empresas contratadas, as fontes de recursos, ou seja, como cada verba recebida será executada.

Para o vereador Octavio Sampaio, “é importante que esse pedido seja feito e respondido de maneira detalhada, por exemplo, o valor recebido pela Prefeitura para alugar veículos para a Defesa Civil: queremos saber quantos veículos, a que custo, quem utilizou, o serviço realizado, entre outras informações. Esse questionamento será feito para todo o dinheiro recebido e gasto pela Prefeitura, por meio da COMDEP, CPTrans, Secretaria de Assistência Social e qualquer órgão que usar essas verbas”.

A vereadora Gilda lembra que outra preocupação da Comissão será a retomada das atividades econômicas das áreas dos distritos que não foram atingidos pela tragédia do dia 15 de fevereiro. – O que a Prefeitura já fez até agora e o que vai fazer para comunicar que os distritos não estão em estado de calamidade pública. Temos informações de turistas que estão cancelando viagens para Itaipava e Araras por medo. Então precisamos explicar para os visitantes que há partes de Petrópolis abertas ao público sem restrições -, explica Gilda.

Também acompanharam a instalação dos trabalhos da Comissão Especial o presidente da Câmara Hingo Hammes (DEM) e os vereadores Ronaldo Ramos (PSB), Eduardo do Blog (REP), Yuri Moura (PSOL) e Mauro Peralta (PRTB). A Comissão deverá realizar reuniões semanais até o encerramento dos trabalhos.

Related posts

Mais 1,3 mil toneladas de rocha são retiradas do Alto da Serra; ação teve início no fim de semana

admin

Ex-ministro da Educação será transferido para Brasília

admin

Ex-diretor da Lojas Americanas deverá comparecer à CPI da Câmara

admin

Deixe um comentário