Destaques Política Últimas Notícias

Câmara aprova projeto que garante o direito à livre amamentação em locais públicos e privados de uso público

Lactantes e seus bebês têm direito à livre amamentação em locais públicos e privados abertos ao público ou de uso coletivo em Petrópolis. A garantia está prevista em Projeto de Lei da vereadora Júlia Casamasso (Coletiva Feminista Popular) já aprovado na Câmara Municipal em 1ª e 2ª discussão. O direito deve ser assegurado independentemente da existência de locais, equipamentos ou instalações reservados para esse fim, cabendo unicamente à lactante a decisão de utilizá-los. Não é proibido amamentar em público, mas a proposta com a lei é evitar o constrangimento da mulher que realiza o ato.

Quinta mulher a assumir o cargo de vereadora na história da cidade, Júlia Casamasso lembra que a amamentação traz incontáveis benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. “A amamentação é um direito. Não pode haver proibição nem constrangimento em quaisquer que sejam as circunstâncias. Independente do lugar, da estrutura ou qualquer outra questão. Essa é uma decisão que cabe à lactante”, explicou.

A amamentação prolongada é um debate de saúde pública. Traz benefícios para a mãe, pois reduz o risco de câncer de mama e ovário, por exemplo, e para o filho, beneficiário do cuidado desta mãe, com a diminuição das chances de obesidade, redução do risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes, melhorando também seu desenvolvimento da cavidade bucal.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que os bebês sejam amamentados exclusivamente no peito até o sexto mês. O leite materno também é indicado depois, até o segundo ano de vida. “O próprio Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que o poder público, as instituições e empregadores têm a obrigação de oferecer condições adequadas para o aleitamento materno. É um direito inviolável”, finalizou a vereadora.

Related posts

Custo da cesta básica caiu em 13 capitais no mês de julho, diz Dieese

admin

Título do Futsal Feminino de Petrópolis será decidido neste sábado (08)

admin

Banco Central estuda o fim do crédito rotativo do cartão de crédito

admin

Deixe um comentário