Vereador indica criação de “Serviço de Recebimento de Denúncias de Violações de Direitos dos Idosos”

Foi aprovada na Câmara Municipal, durante sessão ordinária realizada na quarta-feira (03), uma Indicação Legislativa do vereador Junior Paixão que sugere ao Executivo Municipal a criação de um “Serviço de Recebimento de Denúncias de Violações de Direitos dos Idosos”. O objetivo é, além do recebimento das denúncias, promover um atendimento humanizado aos idosos além orientar sobre seus direitos através de atendimento telefônico, internet e ainda presencial.  

O texto do documento especifica ainda que os profissionais que atuarem diretamente na realização de atendimento deverão ser devidamente capacitados, tanto para a ótima orientação quanto aos serviços da rede pública, considerando as peculiaridades desse público específico. O serviço contará ainda com fiscalização e avaliação periódica, devendo ser elaborado, ao final de cada semestre, relatórios detalhando a quantidade de chamadas recebidas, atendimentos efetivamente realizados e dados como bairro e faixa de idade dos atendidos além do serviço procurado e das soluções ou propostas apresentadas.

Em sua justificativa, o autor da Indicação cita dados do IBGE, que indica que Petrópolis possui hoje, mais de 40.000 pessoas da terceira idade ou cerca de 14,6% da população. Outro dado apontado sobre o crescente número de casos de violência e violações de direitos contra a população idosa. Durante a pandemia da covid-19 as queixas de maus tratos cresceram 59% no Brasil todo.

Nos primeiros cinco meses de 2023, o Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, recebeu mais de 47 mil denúncias de violência cometida contra pessoas idosas, que apontam para cerca de 282 mil violações de direitos como violência física, psicológica e exploração financeira ou material. Cada denúncia pode ter mais de um tipo de violação de direitos.

“A ideia é assegurar um canal de comunicação direto e ágil, com atendimento humanizado, entre a prefeitura e a população idosa que tenha tido seus direitos violados ou ainda, pessoas que busquem orientações quanto aos seus direitos e quanto aos serviços oferecidos pelo município”, disse Junior Paixão.

O projeto segue agora para análise do Executivo.

Posts relacionados

Com retorno de chuva forte no RS, população deve buscar áreas seguras

RS receberá 105 mil doses adicionais de vacinas até segunda

Entenda a relação entre pleno emprego, inflação e juros do BC