Enfrentamento à Covid-19: Governo interino consegue liberação de 12 leitos de UTI no HNSA

Para suprir a demanda por internações de pacientes com Covid-19, que subiu nos últimos dias, a Prefeitura vem trabalhando para ampliar leitos clínicos e de UTI em unidades próprias, assim como os pactuados junto à rede privada. Nesta quinta-feira (18), o Governo Municipal confirmou a liberação de 12 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA) – três já estão em funcionamento e outros nove, que estavam bloqueados até agora, aguardando montagem de equipes, serão liberados nesta sexta. Além disso, o município está reestruturando o atendimento em unidades próprias para a abertura de 23 leitos de retaguarda (temporários), entre clínicos e UTIs. No Hospital Municipal Nelson de Sá Earp, oito leitos clínicos foram abertos no domingo para atender pacientes com covid-19.

Haverá mudanças também no Hospital Alcides Carneiro: em uma ala separada no Posto de Urgência (PU) serão disponibilizados quatro leitos clínicos e quatro de unidades avançadas (equivalentes a UTIs), também para receber pacientes com covid-19. A estrutura de UTI para atendimento de pacientes com covid na unidade de saúde também terá a capacidade duplicada até o fim da semana que vem.

Reorganização no HAC

A Secretaria de Saúde está estruturando a ampliação dos leitos na UTI Covid do Alcides Carneiro. A previsão é de que até o fim da próxima os leitos de UTI Covid na unidade sejam ampliados dos sete atuais para 14. As estruturas estão sendo redimensionadas para desafogar a rede de saúde.

O município também vem articulando junto a unidades de saúde da rede privada a contratação de mais leitos. Além da liberação de mais leitos no HNSA (com os 12 novos leitos que estão sendo abertos no hospital a unidade passa a operar com 48 leitos), o município poderá, ainda, contar com reforço nos leitos clínicos: o Hospital Santa Mônica aguarda apenas a liberação da Vigilância Sanitária Estadual, o que deve acontecer ainda nesta sexta-feira. A unidade dispõe de 51 leitos clínicos, que serão somados à rede de saúde à disposição do município.

Gestantes passam a ter entrada exclusiva no HAC

No Hospital Alcides Carneiro algumas alterações estão sendo feitas para reforçar os protocolos sanitários para prevenção a disseminação do novo coronavírus. A partir de agora, gestantes que precisam de atendimento de emergência, e antes davam entrada pela emergência geral do hospital, passam a ter entrada exclusiva pelo prédio principal do HAC- de forma separada dos demais pacientes que buscam a emergência. As gestantes passam a ser recebidas em uma sala de admissão antes de serem encaminhadas para atendimento.

Protocolos de entrada e visita a pacientes no hospital também estão sendo alterados, com medição de temperatura de todos que precisem entrar na unidade. Como medida de segurança, as visitas passam a ser restritas a uma única pessoa por paciente, e devem ser feitas exclusivamente no horário de conversa com o médico.

Nos casos de pacientes que têm direito a presença de acompanhante, os eventuais revezamentos devem ser feitos somente a cada 24 horas. Também por medida de segurança, a presença dos acompanhantes fica restrita ao quarto onde o paciente está internado, onde serão servidas inclusive as refeições. O refeitório do hospital passa a ser de uso exclusivo dos funcionários.

No caso de pacientes com covid-19 as informações aos parentes continuam sendo passadas diariamente por telefone.

Posts relacionados

Com retorno de chuva forte no RS, população deve buscar áreas seguras

RS receberá 105 mil doses adicionais de vacinas até segunda

Entenda a relação entre pleno emprego, inflação e juros do BC