Câmara aprova sanções administrativas para quem causar danos a templos, igrejas e terreiros religiosos

Foi aprovada na sessão desta quarta-feira (08), um projeto de lei que estabelece sanções administrativas para quem causar danos às estruturas físicas de templos, igrejas e terreiros religiosos ou ainda de símbolos religiosos em Petrópolis. A autoria do projeto é do vereador Octavio Sampaio.

O projeto considera danos os atos de impedir, perturbar cerimônia ou prática de culto religioso, insultar publicamente, por meio de palavras ou gestos, atos e objetos de culto religioso, ou ainda a depredação dos locais onde as reuniões e encontros são feitos.

Ainda segundo o texto aprovado, o autor da infração não poderá ser contratado pela Administração Direta e Indireta Municipal para exercer atividade remunerada pelo prazo de três anos. Além disso, deverá realizar uma retratação pública e a reparação cível aos templos ou terreiros religiosos, de modo proporcional ao dano causado.

Também há a previsão legal de multa de mil e quinhentos reais, podendo virar três mil reais em caso de reincidência. O valor arrecadado deverá ser revertido em programas e campanhas contra a intolerância religiosa promovidos pela prefeitura.

O vereador Octavio lembra que a atividade religiosa, garantida pela Constituição Federal, é essencial, pois exerce papel fundamental como fator de equilíbrio psicoemocional à população. “Além da questão da fé, as instituições religiosas prestam serviços sociais importantes que, em momentos de crise, se tornam essenciais”, finaliza Octavio.

O projeto segue para análise do Executivo Municipal.

Posts relacionados

Com retorno de chuva forte no RS, população deve buscar áreas seguras

RS receberá 105 mil doses adicionais de vacinas até segunda

Entenda a relação entre pleno emprego, inflação e juros do BC