A Expo Petrópolis 2025 está movimentando o Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava, com uma ampla programação e a presença da Prefeitura, por meio da atuação integrada de diversas secretarias e órgãos municipais. A iniciativa tem como foco valorizar o empreendedorismo local.
O prefeito Hingo Hammes comemorou a retomada do evento, que não era realizado há seis anos. “A Expo é um dos eventos mais tradicionais e esperados da cidade. Estamos garantindo todo o apoio necessário para que o público aproveite com segurança, conforto e, ao mesmo tempo, valorizando nossos produtores, artesãos e empreendedores locais. É uma grande vitrine para a força da nossa economia”, disse.
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico coordena a Feira do Produtor, que acontece até domingo, das 10h às 22h, com 17 barracas de agricultores familiares do município, oferecendo desde hortaliças até produtos artesanais. Por meio do Instituto Municipal de Cultura (IMC), também participam artesãos da Economia Solidária e integrantes do Grupo de Mulheres Resistência de Petrópolis, que integram a Feira do Empreendedorismo Feminino. “É uma oportunidade que a gente nunca teve aqui na Expo de Itaipava. Estamos representando outros artesãos, cada um com sua história. Tudo é feito à mão e com muito carinho. É gratificante poder mostrar isso ao público”, destacou a artesã Andréa Roque da Silva.
A Secretaria de Turismo também está presente com um estande para apresentação dos atrativos turísticos da cidade. No local, são oferecidos atendimento de orientação turística, apoio aos guias de turismo e realizadas pesquisas de demanda e de satisfação com os visitantes e moradores. “A iniciativa reforça o papel da Expo como um importante canal de divulgação do potencial turístico de Petrópolis”, destaca o prefeito Hingo Hammes.
A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) participa da Expo com um estande especial, onde apresenta uma mostra dos trabalhos realizados pela Coleta Seletiva. O espaço é compartilhado com o Robozitos Eco e com o projeto INcluir, que promove a coleta de óleo de cozinha usado.