Cidade Destaques Últimas Notícias

Procon/Petrópolis-RJ alerta consumidores sobre uso obrigatório de máscaras a partir do dia 4 de maio

A partir de segunda-feira, dia 4 de maio, entra em vigor o decreto sobre o uso obrigatório das máscaras em estabelecimentos comerciais, transporte público, em táxis e carros por aplicativo, anunciado nesta semana pelo prefeito Bernardo Rossi. Dessa forma, o Procon/Petrópolis-RJ faz um alerta aos consumidores para que utilizem máscaras ao realizar compras, pois os estabelecimentos comerciais serão obrigados a impedir a entrada daqueles que não estiverem utilizando a máscara como forma de proteger os demais consumidores e também os funcionários do contágio pela Covid-19.

Segundo a coordenadora do órgão de defesa do consumidor, Raquel Motta, alguns estabelecimentos já foram orientados a informar os clientes sobre a nova regra de saúde pública estabelecida pelo município.

“Alguns mercados já entraram em contato, pedindo informações de como deverão proceder. Eles foram orientados a colocar avisos e comunicar os clientes sobre a necessidade do uso da máscara, a partir de segunda-feira. Essa medida vale também para o transporte coletivo e privado por meio de aplicativo ou táxi”, ressalta.

Para a autuação o Procon municipal utilizar á os decretos e o próprio de Código de Defesa do Consumidor (lei 8.078/90), que estabelece o respeito à “saúde e segurança” como objetivos da política nacional de consumo. Ao consumidor, cabe cobrar um de seus direitos básicos, a proteção da vida e da segurança.

“Desde o decreto 1.147, publicado no dia 15 de abril e que entrou em vigor no dia 20 do mesmo mês, foi cobrado o uso de máscaras por funcionários e prestadores de serviço, o Procon/Petrópolis-RJ vem atuando na fiscalização da medida de saúde pública. Nesse período, percebemos que os estabelecimentos acataram a determinação. As denúncias que recebemos foram de mau uso do equipamento. Entramos em contato com os estabelecimentos, que prontamente advertiram os funcionários”, informa Raquel Motta.

A coordenadora do Procon municipal ainda faz um alerta aos consumidores. “Os estabelecimentos que descumprirem o decreto sofrerão as sanções previstas no decreto e no Código de Defesa do Consumidor. Neste momento é fundamental a participação de todos e que os consumidores sejam parceiros nesta fiscalização, cobrando do estabelecimento o cumprimento da medida de saúde pública e denunciando ao Procon qualquer irregularidade”.

Related posts

Ministro defende educação profissional voltada ao setor produtivo

admin

Abin municiou Bolsonaro com dados para produzir desinformação, diz PF

admin

Câmara aprova proposta para que obriga a prefeitura a divulgar contratos e relatórios de obras e serviços

admin

Deixe um comentário