No dia de Nossa Senhora de Fátima, as comemorações da santa católica começaram cedo, às 7h. Desde as primeiras horas, equipes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e da Guarda Civil Municipal (GCM) deram suporte nas ações de ordenamento do trânsito e do acesso ao transporte público. A expectativa é de que cinco mil pessoas participem das comemorações, que seguem até às 22h.
O prefeito Hingo Hammes participou da missa que prestou uma homenagem ao padre Manoel Gouveia, que é pároco da Igreja de Santa Rita de Cássia, no Castrioto, e diretor espiritual do trono de Fátima. O padre segue a missão religiosa agora na cidade de Teresópolis.
“Essa é uma pequena homenagem ao senhor, que tanto fez pela nossa cidade. O dia de Nossa Senhora de Fátima, em especial a forma como ele é comemorado, é uma tradição muito importante na nossa cidade. Não só por conta dos católicos, mas porque ele acontece nesse ponto turístico tão relevante que é Trono de Fátima”, ressaltou o prefeito Hingo Hammes.
Trânsito organizado
Desde a noite de segunda-feira (12), equipes da CPTrans trabalham no ordenamento do trânsito na região, para evitar congestionamentos e transtornos para os fieis católicos que frequentam o espaço e para o trânsito do Valparaíso e do Centro Histórico. Placas sinalizando o impedimento do acesso à Rua Padre Moreira foram instaladas na rua Monsenhor Bacelar e logo adiante, no acesso ao Valparaíso, as placas sinalizaram a melhor rota para o monumento religioso, palco das comemorações.
Agentes foram posicionados em diferentes pontos da região para orientar os motoristas e o ponto de ônibus foi reposicionado para dar melhor fluidez no trânsito. “Além disso, limitamos as áreas de estacionamento, para evitar que houvesse qualquer restrição na passagem dos veículos”, pontuou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.