Destaques Economia Últimas Notícias

Petrópolis e Teresópolis geraram mais de 800 novos postos de trabalho em fevereiro, aponta Firjan

Levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), com base no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), aponta que Petrópolis (+455) e Teresópolis (+353), na Região Serrana, geraram 808 vagas de empregos em fevereiro deste ano. Os dados agregados de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) mostram que Serviços (+538) e Indústria (+184) foram os principais responsáveis pelas novas contratações.

“Nos últimos dois meses tivemos uma queda nas contratações, mas em fevereiro recuperamos o fôlego, especialmente, o setor de serviços motivado pelo segmento da educação, que liderou as novas vagas, em linha com o período de volta às aulas. A Firjan segue investindo na melhoria do ambiente de negócios para promover o desenvolvimento econômico da região”, afirma Julio Talon, presidente da Firjan Serrana. 

Números no estado

Análise destaca ainda que o mercado de trabalho fluminense registrou a criação de 31.974 empregos com carteira assinada em fevereiro – o maior saldo desde novembro de 2021.

O setor de Serviços gerou o maior volume de postos de trabalho (+26.174). O segmento da educação liderou as contratações (+7.383) no setor. Em seguida, aparecem Serviços de Escritório, de Apoio Administrativo e Outros Serviços Prestados às Empresas (+3.490) e Alimentação (+3.200).

A Indústria, que contempla as indústrias de Transformação, Extrativa, Construção e os Serviços Industriais de Utilidade Pública, registrou saldo positivo de 5.680 novos empregos – o melhor resultado desde fevereiro do ano passado. A Construção (+3.006) foi o segmento que mais contratou, seguida por Coleta, Tratamento e Disposição de Resíduos (+1.639), Atividades de Apoio à Extração de Minerais (+218) e Fabricação de Outros Equipamentos de Transporte, Exceto Veículos Automotores (+194). O Comércio (+103) e a Agropecuária (+17) também registraram saldo positivo.

A Firjan ressalta ainda que o resultado foi disseminado no estado, com a maior parte dos municípios fluminenses gerando vagas em fevereiro: 71 das 92 cidades registraram saldo positivo, com destaque para Capital (+18.992), Macaé (+1.588) e Itaperuna (+1.578).

Related posts

Médicos creem em revolução no tratamento de câncer em menos de 30 anos

admin

Inflação muda comportamento dos brasileiros, mostra pesquisa

admin

Senado marca para terça-feira votação da PEC do adiamento das eleições

admin

Deixe um comentário