Cidade Últimas Notícias

Operação “Faça Sua parte” fiscaliza e orienta retorno do comércio

A prefeitura de Petrópolis realizou nesta quarta-feira (03.06), por intermédio da Secretaria de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP), Procon e Vigilância Sanitária – que contaram com o apoio da Guarda Civil, mais uma ação de fiscalização da operação “Faça a Sua Parte”. Os agentes públicos percorreram ruas do Centro Histórico para orientar o retorno das atividades comerciais, dentro do plano de flexibilização da quarentena. Foi cobrado o uso do equipamento de proteção individual tanto no comércio, quanto pela própria população.

Neste primeiro momento de flexibilização do retorno das atividades comerciais, a ação de fiscalização tem caráter de orientação. O que não impede que estabelecimentos e cidadãos que descumpram os decretos sejam autuados.

“A população é um agente fundamental nesse processo. Se perceber uma irregularidade deve procurar o Procon e as equipes de Vigilância ou Posturas para denunciar”, avalia o prefeito Bernardo Rossi.

Os ficais de posturas, defesa do consumidor e saúde pública percorreram as ruas Teresa, Marechal Deodoro, General Osório, Washington Luiz, Caldas Vianna e Souza Franco. Dez pessoas foram identificadas sem máscaras. “Para essas pessoas foram distribuídas máscaras. Quase todas alegaram que esqueceram em casa. Mas, não se negaram a utilizar o equipamento, quando foi solicitado pela equipe de fiscalização”, informa chefe da Divisão de Fiscalização de Posturas, Hailton Lima.

O uso das máscaras também foi fiscalizado dentro dos estabelecimentos comerciais, onde a responsabilidade de garantir o uso do equipamento é do próprio empreendimento. Tanto dos funcionários, quanto dos consumidores.

“Identificamos ainda muitos estabelecimentos onde funcionários faziam o uso incorreto da máscara. Ora pendurada na orelha, abaixo do queixo. Além disso, uma loja na rua Teresa não oferecia o álcool em gel para os consumidores, como está determinado pela Vigilância Sanitária e os órgãos de saúde pública, como forma de prevenção ao contágio da Covid-19”, relata a coordenadora do Procon/Petrópolis-RJ, Raquel Motta.

Related posts

Witzel depõe à PF sobre operações policiais no estado do Rio

admin

TJDFT regulamenta entrega voluntária de bebê para adoção

admin

Ministério da Saúde recebe 1,8 milhão de doses da CoronaVac

admin

Deixe um comentário