Destaques Saúde Últimas Notícias

Município altera protocolo de testes rápidos do coronavírus nos dois pontos de apoio da cidade

A partir da próxima quarta-feira (27/05), a Secretaria de Saúde de Petrópolis vai adotar a alteração do protocolo relativo a testagem de pacientes suspeitos de Covid-19 na cidade. A nota técnica conjunta nº2/2020, editada na última segunda-feira (25/05) pela SMS, Superintendência de Atenção à Saúde, Departamento de Vigilância em Saúde e Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, traz novas orientações aos serviços de saúde quanto à coleta de swab e realização dos testes rápidos. Até o momento, os testes vinham sendo aplicados em classes segmentadas, como pessoas acima de 60 anos, indivíduos internados com sinais e sintomas, profissionais de saúde e de segurança, em atividade, e seus familiares.

A partir de amanhã, seguindo determinação do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde, todos os pacientes sintomáticos atendidos nos pontos de apoio, do Centro e Itaipava, que apresentem quadro clínico compatível com a doença e tenham mais de sete dias do aparecimento dos sintomas serão testados.

“Lembramos que os testes vão continuar sendo feitos e, a partir de amanhã, vamos testar, também, todos os pacientes que derem entrada nos nossos pontos de apoio com indicação de testagem. Indivíduos com quadro clínico atual de sinais e sintomas compatíveis com a doença e que passarem pela avaliação médica com quadro de síndrome gripal, ou seja, que apresentem quadro respiratório agudo, caracterizado por febre, tosse, dor de garganta, coriza e dificuldade respiratória” explicou a secretária de Saúde do município, Fabíola Heck.

Segundo a secretária de Saúde, pacientes que não se encaixarem no perfil exigido não serão testados, sendo encaminhados ao isolamento domiciliar e indicados a buscar atendimento de urgência em caso de necessidade. A implantação do novo perfil de pacientes, descrito na nota técnica, se dá em virtude do aumento no número de casos e da necessidade da SMS em estabelecer o perfil de propagação do coronavírus no município. Mais 2.480 testes rápidos foram enviados pelo Estado a Petrópolis na última segunda-feira (25/05), ampliando ainda mais o mapeamento dos casos da doença na cidade.

Related posts

Operação atendeu 12 mil denúncias de violência contra crianças

admin

Moraes aumenta multa do Facebook por não bloquear perfis fora do país

admin

Maioria pela 1ª vez, mulheres encabeçam sonhos de medalhas em Paris

admin

Deixe um comentário