Cidade Destaques Últimas Notícias

Movimento Empresarial Petrópolis 2030 repudia mais um atraso na definição da BR-040

O Movimento Empresarial Petrópolis 2030 recebe, com insatisfação, a decisão do governo em licitar uma nova concessão para a BR-040, a Rio-Juiz de Fora, somente em dezembro. São sucessivas as dilatações de prazo para a abertura da concorrência referente à gestão da estrada e a consequente finalização da nova subida da Serra de Petrópolis. A licitação, agora prevista para o final do ano, e sua possível finalização apenas em meados de 2025, é uma medida que traz consequências negativas diretas à economia e ao turismo da cidade, além de reduzir significativamente a competitividade de Petrópolis. O prejuízo por ano sem a nova pista é estimado em R$ 531 milhões.

A nova pista de subida, essencial para melhorar a comunicação entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, tem sua conclusão estimada somente para o segundo semestre de 2031, considerando que as obras podem apenas recomeçar em 2028. Este adiamento prolongado que está previsto no novo contrato prejudica não só os cidadãos e empresas locais, mas também todos que dependem desta importante via de acesso.

“Serão mais sete anos e mais de R$ 3,7 bilhões em prejuízos estimados até 2031 com acidentes, mortes, engarrafamentos e interrupções da estrada, uma estimativa feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio em 2016 quando a nova estrada deveria estar pronta. Considerando que a nova pista deixou de ser entregue há oito anos, o acumulado de prejuízos hoje já é de R$ 4,7 bilhões”, afirma Cláudio Mohammad, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis, entidade que encabeça o movimento.

O Ministério dos Transportes, descartou, após o Tribunal de Contas da União barrar a proposta, a possibilidade de renovar contrato com a Concer. Na sequência, a pasta concluiu estudos para a nova concorrência e aguarda sinal verde do TCU. A estimativa é de que aprovada, a licitação só seja aberta em dezembro. 

Para o Petrópolis 2030, a cidade não pode mais admitir postergação da gestão da estrada. “A cada seis meses, entre idas e vindas, enquanto se discute se renova contrato ou se licita, vai se colocando mais um semestre à frente para a concorrência ser realizada. Petrópolis não pode mais esperar”, afirma o empresário lojista.

De acordo com o edital proposto, o novo concessionário deverá iniciar as obras da nova pista no terceiro ano de contrato. A projeção é que ela inicie até 2028 e só seja concluída em 2031.  “Este cronograma afeta negativamente a nossa competitividade e a capacidade de atrair investimentos, essenciais para o desenvolvimento sustentável da nossa cidade. A Nova Subida da Serra de Petrópolis é uma obra crucial para a infraestrutura da nossa região. Com a atual pista já superada em sua capacidade e segurança, a nova estrada é vital para evitar deslizamentos, tombamentos de veículos e longos engarrafamentos, problemas que afetam diariamente moradores, turistas e empresas”, completa Cláudio Mohammad.

O Petrópolis 2030 anuncia que vai reiterar ao governo federal e todas as partes envolvidas que trabalhem com maior agilidade e eficiência para garantir que as obras sejam iniciadas e concluídas no menor tempo possível. A economia de Petrópolis, assim como a segurança e bem-estar de seus habitantes, dependem de uma infraestrutura rodoviária moderna e eficiente. “O Movimento Empresarial Petrópolis 2030 continuará acompanhando de perto esta situação, defendendo os interesses da nossa comunidade e buscando soluções que promovam o desenvolvimento e a prosperidade de nossa cidade”, completa Cláudio Mohammad.

Related posts

Prefeitura faz apresentação do primeiro quadrimestre de 2022

admin

Campeonato de Handebol começa em Petrópolis

admin

Prefeitura participa do III encontro nacional sobre o PNAE no Rio de Janeiro

admin

Deixe um comentário