Cultura e Lazer Destaques Últimas Notícias

Grafites feitos para o Natal Imperial em exposição no Centro de Cultura

Painéis de grafite feitos por cinco artistas durante do Natal Imperial agora estarão expostos no Centro de Cultura Raul de Leoni. A partir desta quinta-feira (30.01) o público poderá conferir as obras inspiradas nas expressões mais humanas do Natal, privilegiando aspectos como a solidariedade, a empatia e a cooperação. A mostra, que está montada no Espaço Alternativo, fica até 29 de fevereiro, com entrada gratuita. Nesta quinta, às 18h, os artistas farão um grafite ao vivo.

            De acordo com o produtor da exposição, Guilherme Barcelos, o projeto surgiu a partir da necessidade de serem contempladas diferentes expressões artísticas dentro dos eventos do calendário oficial da cidade. Com isso, durante o Natal Imperial, foram selecionados cinco artistas com atuação de destaque no grafite petropolitano para a confecção ao vivo dos painéis na Praça da Liberdade, promovendo assim a interação entre a população, a arte e o espaço público.

Com participação dos grafiteiros CB, Doug, Foks, Kelf e Ralf foram criados cinco painéis cada um, com um estilo diferente, dentro do próprio grafite mostrando toda a diversidade artística dessa expressão cultural urbana.

“O grafite é uma importante manifestação artística e um grande expoente da cultura urbana, e em Petrópolis não é diferente, temos grandes artistas com vários estilos diferentes de pintar. A ideia foi diversificar convidando grafiteiros com estilos diferentes mostrando toda a qualidade dos grafiteiros petropolitanos”, explica Guilherme. “Colocar o grafite no Natal Imperial 2019 foi justamente para mostrar a arte urbana feita aqui na cidade e que ela pode realmente estar presente nos grandes eventos do município”, completa o produtor.

O objetivo do grafite no Natal Imperial 2019 foi provocar a reflexão a respeito do que é, ou não, considerado arte na cidade, e evidenciar que a cultura urbana cabe em qualquer espaço onde se celebre a expressão artística, seja ele praça, bairro, muro ou até uma galeria ou centro cultural.

“É muito importante que todas as manifestações culturais da cidade estejam presentes nas nossas festas e o grafite é uma delas. Foi um sucesso durante o Natal Imperial e esperamos que as pessoas venham conferir também aqui no Centro de Cultura”, destaca o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Marcelo Florencio.

Related posts

Receita paga hoje restituições de lote residual do Imposto de Renda

admin

Prefeitura cria soluções para regularizar distribuição dos carnês de IPTU

admin

Câmara aprova medidas de assistência social durante pandemia

admin

Deixe um comentário