Cidade Destaques Últimas Notícias

Evento no Centro Alceu Amoroso Lima vai discutir mediação de conflitos e métodos restaurativos nesta quarta

O Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), em Petrópolis, receberá nesta quarta-feira (8), às 19h, a roda de conversa “Mediação de Conflitos e Métodos Restaurativos”. O evento, parte do projeto “2024: Valores da Democracia Hoje”, contará com a presença de Claudia Clemente, advogada especialista em Direito Público e mediadora de conflitos Ad-hoc e judiciais. O evento é gratuito e aberto ao público.

Claudia Clemente possui experiência em advocacia administrativa e colaborativa e é membro da Comissão de Mediação de Conflitos da OAB/RJ subseção Petrópolis. A discussão no CAALL abordará a importância da mediação de conflitos e métodos restaurativos na prática diária da cultura de paz em uma democracia.

Para a advogada, conviver é desafiador, pois as pessoas são diferentes em muitos e complexos aspectos. “Lidar de forma positiva com as diversidades e contemplar as necessidades do outro é complexo, mas premente. Nesse contexto, a Mediação de Conflitos e Práticas Restaurativas é uma das ferramentas das mais eficientes à promoção da Cultura de Paz e consequente fortalecimento da Democracia. Há um repasse do poder decisório para os envolvidos nos conflitos, eles passam a ser corresponsáveis na construção do consenso e da solução possível para ambas as partes. Deixa-se de lado o ganha-perde (Justiça tradicional) para o ganha-ganha”, explica.

O projeto “2024: Valores da democracia é hoje” é uma iniciativa da Associação do Amigos do Dr. Alceu/AADA, do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL, da Casa Stefan Zweig, Faculdade Arthur Nelson de Sá Earp/FASE, do Grupo Pró-Memorial Casa da Morte/GPMCM, Instituto Municipal de Cultura/IMC, da Livraria Nobel,do Museu Imperial, da Universidade Candido Mendes/UCAM, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e da Universidade Federal Fluminense/UFF.

Related posts

Área usada pelo garimpo ilegal aumenta em 35 mil hectares, diz estudo

admin

Fiocruz pede registro de dois testes moleculares para monkeypox

admin

Estácio Petrópolis oferece cursos de férias gratuitos e presenciais

admin

Deixe um comentário