Cidade Destaques Últimas Notícias

Centro Alceu Amoroso Lima recebe a palestra “Por uma Cidadania Literária: Alceu e Carolina de Jesus” nesta quarta-feira

O Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL) sediará a palestra “Por uma Cidadania Literária: Alceu e Carolina de Jesus” nesta quarta-feira (17), às 19h. O evento será ministrado por Leandro Garcia, presidente da Academia Petropolitana de Letras. A palestra é aberta ao público e faz parte do projeto “2024: Valores da Democracia Hoje”. 

A palestra abordará a reflexão crítica de Alceu Amoroso Lima sobre a obra “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, de Carolina Maria de Jesus, publicada em 1960. Na ocasião, Alceu descreveu-se “perplexo” com a obra, considerando-a um marco na busca de uma “cidadania literária”. “Carolina Maria de Jesus foi uma autora preta, de origem humilde e sem formação acadêmica. Todavia, nenhum desses fatores a impediu de escrever sua obra que tanto nos marca e envolve até os dias de hoje. Do ponto de vista crítico, foi esse aspecto – o da historicidade da sua obra – que despertou o interesse e o entusiasmo de Alceu Amoroso Lima”, explicou Leandro. 

Em seu currículo, Leandro Garcia acumula títulos como de doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio, pós-doutor em Literatura Brasileira pela mesma instituição e pós-doutor em Teologia Sistemática pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Professor de Teoria Literária da Faculdade de Letras da UFMG, ele também é especialista na obra de Alceu Amoroso Lima. 

O projeto “2024: Valores da democracia é hoje” é uma iniciativa da Associação do Amigos do Dr. Alceu/AADA, do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL, da Casa Stefan Zweig, Faculdade Arthur Nelson de Sá Earp/FASE, do Grupo Pró-Memorial Casa da Morte/GPMCM, Instituto Municipal de Cultura/IMC, da Livraria Nobel,do Museu Imperial, da Universidade Cândido Mendes/UCAM, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e da Universidade Federal Fluminense/UFF.

Related posts

Renda disponível do brasileiro atingia R$ 1.650,78 em 2017 e 2018

admin

Mães, pais ou tutores de pessoas com deficiência também têm direito ao atendimento preferencial em Petrópolis

admin

Impostos sobre riqueza arrecadam quatro vezes menos que consumo no G20

admin

Deixe um comentário