Cidade Destaques Últimas Notícias

Casa Claudio de Souza terá palestra sobre a questão Palestina em perspectiva histórica nesta terça

A Casa Claudio de Souza vai receber nesta terça-feira, 27 de agosto, às 19h, uma palestra da jornalista e doutora em História Beatriz Bíssio, com o tema “A questão Palestina em perspectiva histórica”. O evento tem entrada gratuita e faz parte da série de palestras “2024: Os valores da democracia hoje”. No local, o público também poderá conferir a exposição fotográfica itinerante: “Palestina: um drama contemporâneo”.

Beatriz Bíssio possui uma vasta experiência acadêmica e profissional. Ela é vice-diretora do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora associada do Departamento de Ciência Política na mesma instituição, representando uma figura de destaque em estudos sobre geopolítica, integração regional e sistema mundial, além de ser membro de várias entidades acadêmicas e grupos de pesquisa. Sua experiência como correspondente de diversos meios de comunicação latino-americanos e africanos acrescenta uma perspectiva única à discussão.

O projeto “2024: Valores da democracia é hoje” é uma iniciativa da Associação do Amigos do Dr. Alceu/AADA, do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/CAALL, da Casa Stefan Zweig, Faculdade Arthur Nelson de Sá Earp/FASE, do Grupo Pró-Memorial Casa da Morte/GPMCM, Instituto Municipal de Cultura/IMC, da Livraria Nobel,do Museu Imperial, da Universidade Cândido Mendes/UCAM, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ e da Universidade Federal Fluminense/UFF.

Sobre a exposição

A exposição fotográfica itinerante “Palestina: um drama contemporâneo”, com fotos e textos de Beatriz Bíssio, foi organizada pelo Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade (CAALL), e tem como objetivo compartilhar a diversidade e riqueza das culturas do Oriente Médio, muitas vezes pouco conhecidas. 

A exposição busca contrapor a visão tendenciosa sobre os conflitos na região, apresentando a luta do povo palestino por sua terra e reconhecimento como nação independente sob uma perspectiva humanista. A exposição, legitimada pela atuação do CAALL, pretende mostrar a origem e as razões por trás da luta palestina, utilizando a sensibilidade e o compromisso com a justiça e a verdade presentes no trabalho de Beatriz Bíssio.

Related posts

Presidente pede que manifestantes desobstruam as rodovias em todo país

admin

Plataformas digitais não comprovam padrões mínimos de trabalho decente

admin

Chocolate artesanal, uma arte em destaque em Petrópolis que faz sucesso na Páscoa

admin

Deixe um comentário