Destaques Política Últimas Notícias

Câmara aprova projeto que pede afixação de placa informativa em estabelecimentos que vendam artefatos pirotécnicos

A Câmara Municipal aprovou nesta terça-feira (6) o projeto de lei 9622/2021, que dispõe sobre a afixação de placa informativa nos estabelecimentos comerciais que vendam artefatos pirotécnicos na cidade de Petrópolis, informando sobre a proibição da soltura de fogos com ruídos no município. A iniciativa, de autoria dos vereadores Gilda Beatriz (PSD) e Domingos Protetor (PSC) foi aprovada com 13 votos em primeira votação e voltará ao plenário em breve para a aprovação final.

O texto define que a placa deverá conter os seguintes dizeres: “É proibida a soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como de quaisquer artefatos pirotécnicos de efeito sonoro ruidoso em todo o território do Município de Petrópolis de acordo com a Lei Municipal nº 7.956/2020”. Além disso, a placa deverá ser afixada em local visível de fácil acesso do consumidor.

Gilda Beatriz explica que ano passado foi aprovada uma lei de sua autoria, em coautoria com o vereador Hingo Hammes, proibindo na cidade a soltura de fogos de artifício que causem poluição sonora. “Infelizmente, por ser de competência do exército, não podemos interferir na comercialização dos artefatos pirotécnicos. Porém, conseguimos aprovar a lei que proíbe a soltura de fogos com barulho e essa nova proposta vem ajudar na conscientização da população da importância da lei anterior”, diz a vereadora, lembrando, ainda, que a proposta reforça a proteção às pessoas com deficiência, principalmente os autistas, além de idosos, enfermos e animais.

Coautor da matéria, Domingos Protetor destaca a importância do projeto para que as lojas que comercializam os artefatos na cidade esclareçam seus respectivos clientes e demais petropolitanos sobre a importância do tema. Um dos objetivos do projeto, segundo ele, é a proteção dos animais, que em alguns casos sofrem de problemas de saúde causados pelo estrondo dos fogos. “Hoje a falta de informação sobre a existência da lei é uma das grandes carências para o cumprimento na norma legal. A nova proposta aprovada vai ajudar na conscientização da população sobre os riscos que essa prática oferece”, completa o parlamentar.Área

Related posts

Governo vai enviar vacinas contra dengue para mais 29 municípios

admin

MJ autoriza uso da Força Nacional na Amazônia Legal

admin

PM faz nova apreensão de cocaína no Bairro da Glória

admin

Deixe um comentário