Cidade Destaques Últimas Notícias

Maio Amarelo: Guarda Civil encerra ciclo de palestras em escolas

Cerca de 800 alunos participaram de palestras promovidas pela Guarda Civil Municipal (GCM) durante o Maio Amarelo, mês de conscientização contra a violência no trânsito. A atividade aconteceu em unidades tanto da rede pública quanto particular, em turmas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. A última foi realizada nesta segunda-feira (26/05), no Instituto Metodista de Petrópolis.

“O Maio Amarelo nos lembra que todos são parte fundamental na construção de um trânsito seguro. E é muito importante que esse trabalho educativo comece desde cedo. Essa ação nas escolas terá um impacto não só para o futuro, com a formação de motoristas e pedestres conscientes, mas também no presente, porque as crianças e jovens ajudam a levar a mensagem para as famílias”, afirma o prefeito Hingo Hammes.

Nas palestras, foram abordados de formas diferentes, de acordo com a idade dos alunos, temas como o papel do pedestre, a importância do uso do cinto de segurança, as regras de trânsito e o trabalho do guarda civil nas ruas. Com os adolescentes, houve uma ênfase maior na conscientização sobre os riscos de acidentes de motos.

“A maior preocupação nossa é com relação à moto. Infelizmente, na internet tem vários vídeos de infrações de trânsito, como pessoas empinando moto, e esses vídeos chegam para os adolescentes. Então a gente fala sobre os riscos, mostra as estatísticas e percebemos que essas informações realmente entram na cabeça dos jovens”, destaca o chefe do Setor de Ensino da Guarda Civil, Leandro da Silva.

No Metodista, a palestra foi dada para cerca de 50 crianças do 2° e 3° ano (entre sete e oito anos de idade). Depois da conversa, eles foram convidados a se tornarem multiplicadores da mensagem sobre um trânsito seguro. Os estudantes ganharam o laço amarelo e foram levados para Rua Marechal Deodoro, com a ajuda de agentes da Guarda e de professores, para entregar panfletos aos motoristas e motociclistas sobre segurança no trânsito.

“Essa ação educativa é uma forma deles verem, na prática, tudo aquilo que o guarda Leandro da Silva falou para eles na palestra. Eles puderam fazer a parte deles, incentivando a refletir sobre as mensagens dos cartazes, tanto para os motoristas e os pedestres também. Isso para crianças eu tenho certeza que eles jamais esquecerão, vai ficar para sempre na memória deles essa forma prática de colocar tudo que viram na sala. Eles poderão propagar isso em casa com os pais e se tornarem adultos conscientes no trânsito”, comentou a diretora do Metodista, Luciana Cople Menino.

“A nossa ideia é essa, que eles sejam multiplicadores, que eles saiam das palestras e possam replicar essas informações em casa. Nós já temos retorno de diretores das escolas onde nós fizemos as palestras de que os alunos questionaram os pais, avós, e isso colabora para um trânsito melhor para a nossa cidade. É isso que marca esse trabalho, conscientizar as crianças e jovens e eles espalharem a mensagem”, diz o comandante da Guarda Civil, Eliel Silveira.

Related posts

PF prende 47 CACs com mandados de prisão em aberto

admin

Classe C gasta um terço dos rendimentos com alimentação

admin

Campeonato de Futebol Master tem semifinais definidas em Petrópolis

admin

6 Comentários

Deixe um comentário