Cidade Destaques Últimas Notícias

Semana da Língua Alemã em Petrópolis é aberta pelo prefeito Hingo Hammes

A Semana da Língua Alemã foi aberta em Petrópolis neste domingo (25/05) em uma solenidade no Palácio de Cristal com a presença do prefeito, Hingo Hammes; do Cônsul-Geral da Alemanha, Jan Freigang e da Cônsul-Geral da Bélgica, Caroline Mouchart. O evento, que tem uma programação que vai até o dia oito de junho, é promovido pelo Clube 29 de Junho, a Associação dos Grupos Folclóricos Alemãs de Petrópolis (AGFAP) e o Instituto Bingen com o apoio da Prefeitura de Petrópolis.

“Eu tenho descendência alemã por parte de pai e de mãe e me honra muito estar aqui hoje em um ano muito especial de 180 anos da imigração alemã”, comentou o prefeito Hingo Hammes.

A solenidade contou com a presença de alunos do CIEP Santos Dumont – Brasil/Alemanha, escola bilíngue em Petrópolis, e de grupos folclóricos de dança alemã que se apresentaram no Palácio de Cristal.

“O empenho das associações vem resgatando o idioma na cidade”, comentou o secretário de Turismo, Pablo Kling.

Na solenidade, o Cônsul-Geral da Alemanha, Jan Freigang, agradeceu o acolhimento na cidade. “Petrópolis é uma cidade com muita história alemã e é um orgulho ver como as organizações estão preservando essa identidade aqui na cidade”. A Cônsul-Geral da Bélgica, Caroline Mouchart, aproveitou para aconselhar os alunos que estudam alemão: “Mantenham esse laço com a língua porque isso é uma riqueza no mundo globalizado”.

A programação, ao longo da semana, conta com campeonato de bolão, palestras, exposição, culto ecumênica e feira e muita culinária típica. Além do Palácio de Cristal, terão atividades no Coral Concórdia, na Igreja Luterana, no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Capela Nossa Senhora Auxiliadora e na Igreja do Sagrado Coração de Jesus.

A programação completa do Festival da Língua Alemã de Petrópolis está na rede social da Prefeitura (@pmp_petropolis).

Related posts

Orçamento de ações para primeira infância sobe 38,3% em 2023

admin

Ministro descarta prioridade para escolas cívico-militares

admin

Só metade das escolas públicas têm projetos antirracistas, aponta ONG

admin

5 Comentários

Deixe um comentário