Os direitos da pessoa idosa foram discutidos neste sábado (24/05), durante a 4ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, realizada na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). O evento reuniu cerca de 100 pessoas no salão nobre da universidade e este ano trouxe o tema: “O envelhecimento multicultural e democracia: urgência por equidade, direitos e participação”.
“Precisamos ter respeito à pessoa idosa e debater assuntos importantes que garantam acesso e qualidade de vida para este público”, comentou o prefeito Hingo Hammes.
A conferência contou com a presença de autoridades e de membros do Conselho Municipal Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI). O coral Pró Tempore, regido pelo maestro Paulo Afonso e formado, em sua maioria, por idosos, fez uma apresentação com músicas populares brasileiras.
“A conferência é importante porque a nossa população está envelhecendo e nós precisamos estar discutindo políticas públicas positivas para o governo implantar no município”, disse a vice-presidente do Conselho Municipal Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, Rosângela Stumpf.
O evento também contou com um posto de vacinação contra a gripe Influenza. “A vacina está disponível hoje para todos os públicos em 36 salas de vacina do município, mas estamos disponibilizando postos volantes como este para facilitar o acesso da população”, completou o secretário de saúde, Luís Cruzick.
A conferência discutiu políticas públicas voltadas para o público idoso e elegeu quatro delegados que vão participar da 6ª Conferência Estadual, que acontece na cidade do Rio de Janeiro, em agosto.