A Secretaria de Educação participou, entre os dias 19 e 22 de maio, da formação de multiplicadores do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, promovida pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Ao todo, 12 técnicas da secretaria participaram da capacitação, que teve como objetivo formar multiplicadores responsáveis por disseminar as práticas e metodologias do programa no município. A formação contemplou diferentes segmentos da educação. Três técnicas participaram dos módulos destinados a diretores escolares, duas se capacitaram na formação voltada para coordenadores pedagógicos, outras três receberam instruções específicas para professores dos 1º e 2º anos, enquanto quatro profissionais foram preparadas para atuar na recomposição das aprendizagens dos alunos do 3º ao 5º ano.
O conteúdo foi elaborado e ministrado pela Fundação Getúlio Vargas, com foco na implementação de estratégias de gestão escolar, acompanhamento pedagógico e práticas que favoreçam a alfabetização na idade certa, além da superação dos desafios de aprendizagem identificados após o período de ensino remoto.
“O município se fortalece ao investir na formação dos seus profissionais. A participação da nossa equipe nesta capacitação vai permitir que as práticas cheguem às escolas e impactem diretamente no desenvolvimento dos alunos da nossa rede”, destacou o prefeito Hingo Hammes.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada é uma política pública que busca assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. Além disso, também oferece suporte para a recomposição das aprendizagens de estudantes dos anos subsequentes.
“Esse é um investimento fundamental. Nossa equipe volta preparada para multiplicar conhecimentos e apoiar os profissionais da rede municipal no desenvolvimento de práticas mais eficazes, com foco na alfabetização e na melhoria dos processos de ensino e aprendizagem”, concluiu o secretário.
2 Comentários