Cidade Destaques Últimas Notícias

Prefeitura recebe cerca de 150 pessoas para dialogar sobre habitação

A Prefeitura recebeu cerca de 150 pessoas nesta sexta-feira (23/05) para dialogar sobre a pauta de habitação. Durante a reunião, representantes das secretarias de Assistência Social e Habitação, Meio Ambiente, Defesa Civil, Fazenda e Comdep conversaram sobre projetos de construção de moradias, aluguel social, obras em áreas onde há casas interditadas, entre outros assuntos.

“Nós sabemos que a questão habitacional é uma das mais importantes para o nosso município. Temos um déficit habitacional desafiador, famílias que estão no aluguel social e esperam uma casa há muito tempo. Nós queremos dar dignidade para quem sonha em ter a sua casa de novo. E é por isso que nós estamos trabalhando com todo empenho para encontrar terrenos, apresentar aos governos do Estado e Federal, e captar recursos para construir moradias. Esse diálogo com todos é fundamental”, diz o prefeito Hingo Hammes.

No encontro, o secretário de Meio Ambiente, Pedro Alcântara, ressaltou o trabalho feito neste início de ano para viabilizar a construção de casas em Petrópolis. Ele lembrou que, em fevereiro, o prefeito Hingo Hammes assinou o contrato, ao lado do Governo do Estado, para construção de 140 unidades na Mosela pelo programa “Minha Casa, Minha Vida”. Além disso, uma nova portaria do Governo Federal divulgada nesta semana abriu a possibilidade de apresentação de novas propostas habitacionais, o que pode beneficiar Petrópolis e contemplar terrenos que ainda não foram selecionados em outras etapas do programa.

“Eu entendo bem todo sofrimento de quem perdeu o imóvel, é realocado no aluguel social e fica aguardando uma nova moradia. O aluguel social é para ser uma solução transitória, mas tem famílias que estão recebendo o benefício há muitos anos. Além disso, algumas famílias nem sempre conseguem ficar no mesmo imóvel, tem que ir buscando um novo local para morar. O município passa por dificuldades financeiras e estamos nos desdobrando para conseguir recurso federal para entregar uma unidade definitiva para essas famílias”, ressaltou.

Durante a reunião, a representante do Movimento do Aluguel Social e Moradia de Petrópolis, Cláudia Renata Ramos, transmitiu uma mensagem da subsecretária de Estado de Habitação de Interesse Social, Dianne Arrais, que ressaltou a parceria com a Prefeitura nos trâmites para possibilitar o início das obras na Mosela e também falou sobre a nova portaria federal – segundo Arrais, o objetivo é aproveitar a oportunidade para inscrever o terreno de Benfica para a nova seleção de projetos.

Cláudia Renata ressaltou que a reunião desta sexta-feira foi uma oportunidade de promover o diálogo e a colaboração entre quem precisa e luta por moradia e o Governo Municipal.

“A nossa luta é por moradia. Ainda tenho compromisso com famílias que são meus vizinhos, meus amigos, meus colegas de faculdade e de escola, desde 2011 no Vale do Cuiabá. Eu ainda tenho o compromisso com famílias de pessoas que morreram do lado da minha casa. A nossa dor é muito grande e aqui não tem ninguém com uma dor maior que a outra, todas são iguais. Quem tem que estar aqui falando somos nós e essa reunião é esse momento, para que os secretários também entendam que nós estamos aqui para somar e nós estamos aqui para ajudar.
Nós precisamos nos ajudar”, afirmou.

Também participaram da reunião a secretária de Assistência Social, Habitação e Regularização Fundiária, Adriana Kreischer; a presidente da Comdep, Fernanda Ferreira, e representantes do Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH).

Related posts

Pesquisadores dizem que decisões da Meta ameaçam liberdade no Brasil

admin

Pesquisa da Uerj mostra desigualdade de gênero na ciência no Brasil

admin

Maioria do STF vota pela condenação de Fátima de Tubarão

admin

2 Comentários

Deixe um comentário