A Prefeitura concluiu uma obra que vai prevenir a ocorrência de alagamentos em trecho da Rua Paulo Herve, no Bingen. A Secretaria de Obras promoveu a reforma da ponte que faz a ligação entre a via e a Servidão Eduardo Ricardo Troyack. Parte dessa ponte havia ficado danificada após uma chuva em janeiro e precisou de reparos. A Prefeitura aproveitou o serviço para também ampliar a calha do rio e, com isso, evitar transbordamentos em dias de chuva.
“Nós sabemos o quão importante são as obras de prevenção para o município e nós temos o objetivo de realizar o máximo de intervenções possível para garantir a segurança e melhorar a vida da nossa população. Essa foi uma obra feita de forma bem rápida, em menos de dois meses, mas temos a certeza que o impacto positivo vai ser percebido pelos moradores durante muito tempo”, afirma o prefeito Hingo Hammes.
A obra começou no início de abril, com a remoção da estrutura antiga, que foi refeita em concreto com perfil metálico. Também foram construídos dois muros de contenção em cada lado da margem do rio – um feito de gabião e outro de concreto ciclópico. Atendendo um pedido da população local, a obra foi realizada em duas etapas, para não interromper o acesso dos moradores. Quem vive e trabalha na Servidão Eduardo Ricardo Troyack aprovou o serviço.
O morador Valdir Pedro Haubrich contou que, muito anos atrás, os problemas de transbordamentos eram constantes. Ele já precisou sair do trabalho várias vezes para socorrer a família, porque a água já estava invadindo a casa.
“A obra ficou ótima. Todos nós gostamos, ficou muito boa. A passagem da água era estreita, agora está com o dobro do tamanho. Vai ajudar muito a evitar alagamentos. Acredito que mesmo que aconteça alguma enchente, a água vai escoar melhor, a expectativa é essa”, disse.
“A ponte deixava a desejar, começou a dar trincas. Agora está bem melhor, melhorou a entrada e a saída. E o serviço foi rápido, foi muito interessante para todos os moradores daqui. Abriram o curso do rio e agora vai melhorar a questão dos alagamentos”, destacou o mecânico José Valcir Sabino, que tem uma oficina na região.
O investimento feito nessa obra foi de R$ 240,5 mil. “A calha do rio afunilava exatamente embaixo dessa ponte, então havia um obstáculo para a passagem da água em dias de chuva, mesmo as de menor intensidade. Nós fizemos esse projeto, debatemos com os moradores a melhor forma de executar esse serviço e agora a água vai ter um escoamento melhor, evitando os alagamentos”, ressalta o secretário de Obras, Maurício Veiga.
3 Comentários