A Guarda Civil Municipal (GCM) realizou uma ação para orientar motoristas sobre o estacionamento em baias ao longo da Rua do Imperador, no Centro. A ação aconteceu na quarta-feira (07/05) e teve como objetivo conscientizar sobre a forma correta de parar os veículos nessas áreas ao longo do dia, para não atrapalhar o trânsito na região. Além disso, há um limite de tempo de permanência nesses locais.
Agentes da Guarda Civil, que fazem a orientação do trânsito no Centro diariamente, percorreram toda a extensão da Rua do Imperador, em ambos os sentidos, abordaram motoristas para orientação e, em casos onde o condutor não foi localizado, foi colado no veículo estacionado incorretamente uma advertência sobre a irregularidade.
Essas baias são utilizadas, entre 21h e 11h, para carga e descarga de caminhões que atendem ao comércio da região. Fora desse horário, é permitido parar o carro por tempo limitado (até 15 minutos) para o embarque e desembarque de pessoas, desde que o carro seja parado de forma paralela à calçada.
Na prática, muitos motoristas estacionam em posições inadequadas, deixando parte do veículo na pista, atrapalhando o trânsito – principalmente veículos maiores, como ônibus e caminhões – e trazendo risco de acidentes. Em alguns casos, condutores deixam o veículo nessas baias por horas, como se essas áreas fossem vagas de estacionamento.
“Essas baias são devidamente sinalizadas sobre o horário em que o espaço é destinado para carga e descarga e o horário que é para embarque e desembarque, sobre o limite de tempo de permanência para os veículos comuns e também de que os motoristas devem estacionar em paralelo à calçada”, ressalta o comandante da Guarda Civil, Eliel Silveira, que participou da ação.
Estacionar em desacordo com o estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é infração média (quatro pontos na CNH e multa de R$ 130,16) e em desacordo com as condições regulamentadas especificamente pela sinalização é infração grave (cinco pontos na CNH e multa de R$ 195,23). Em ambos os casos, há previsão de remoção do veículo como medida administrativa.
A intenção dessa ação foi conscientizar os motoristas; em um segundo momento, os condutores serão notificados sobre a irregularidade; e posteriormente, quem cometer a infração de trânsito pode ser multado.
A ação desta quarta-feira também contou com abordagem de motociclistas, que foram alertados sobre os locais corretos para parada desses veículos. Há áreas específicas para o estacionamento gratuito na Rua do Imperador e algumas baias permitem a parada em pontos específicos e sinalizados.