Cidade Destaques Últimas Notícias

Prefeitura reforça fiscalização na Ponte do Arranha-céu em Itaipava

Nesta terça-feira (29), a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes – CPTrans, intensificou a fiscalização da ponte do Arranha-Céu, um dos importantes acessos ao distrito de Itaipava, para motoristas que vêm da BR-040. Uma equipe de agentes de trânsito passa a orientar diariamente motoristas e a coibir o acesso irregular de veículos fora das especificações técnicas permitidas para a estrutura.

“A gente sabe o quanto a mobilidade urbana é fundamental para uma cidade e a ponte do Arranha-Céu cumpre um papel importantíssimo no desafogo do trânsito em Itaipava. Infelizmente, a estrutura, que é muito antiga, precisa de reparos. Essa ponte está à cargo do governo federal, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Ainda assim, a prefeitura vem apoiando o DNIT na sinalização e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) na fiscalização”, disse o prefeito Hingo Hammes.

Desde fevereiro, uma série de audiências na Justiça, envolvendo o DNIT, a prefeitura, o Ministério Público Federal e a sociedade civil vem discutindo a situação da ponte do Arranha-Céu. Danos em parte da estrutura fizeram com que o DNIT contratasse uma empresa de engenharia, que identificou que, para continuar recebendo o fluxo diário de veículos, a ponte precisa respeitar um limite de 10 toneladas por veículo.

“A gente sabe que muita desinformação circula nas redes sociais e por isso é muito importante esclarecer alguns pontos. Não há qualquer medida prevista de interdição da ponte. O tráfego segue liberado para veículos mais leves que o estabelecido pela avaliação técnica que foi feita, como carros de passeio, ônibus, caminhões de pequeno porte e vans, por exemplo. O que está restrito são os veículos que, somados os pesos da carga e do próprio veículo, excedam dez toneladas”, explicou o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.

Fiscalização intensificada

Atendendo o pedido da Justiça e auxiliando o DNIT, a prefeitura vem ajudando a sinalizar as restrições no trecho e fiscalizar o acesso à ponte do Arranha-Céu. “Nós instalamos placas indicando a limitação de peso, assim como a limitação de altura, que é de quatro metros. Inclusive, instalamos um limitador de altura que foi danificado repetidas vezes por motoristas que teimam em desrespeitar a restrição, que é sobretudo uma medida de segurança. Hoje, nós instalamos o limitador de altura e colocamos uma equipe com agente de trânsito para orientar e fiscalizar. Também está prevista a instalação de câmeras, que podem ajudar a flagrar o desrespeito e multar os motoristas infratores, inclusive pelo dano ao patrimônio público”, disse Moreira.

Related posts

Desemprego registra queda em 22 unidades da federação

admin

Recuperação judicial ainda é ineficiente no Brasil, diz secretário

admin

Inadimplência do consumidor aumenta em janeiro, após 2 meses de queda

admin

Deixe um comentário