Cidade Destaques Últimas Notícias

Impulsionado pela pandemia, movimento de ceramistas cresce em Petrópolis

O movimento ceramista em Petrópolis tem crescido nos últimos anos, conquistando cada vez mais novos adeptos para a prática da arte milenar. Este aumento foi impulsionado pela pandemia, que fez com que muitas pessoas buscassem a arte como refúgio no período de isolamento. E a procura pela técnica continua tendo um crescimento expressivo. Prova disso, é a conquista de novos integrantes pelo grupo Arte Cerâmica em Petrópolis, criado em 2012. Só neste início de 2024, o grupo, que tinha nove membros, ganhou 12 novos integrantes.

O Arte Cerâmica foi fundado com o objetivo de integrar ceramistas da região em torno da valorização e desenvolvimento da prática, projetando Petrópolis como referência e polo de cerâmica artística no Estado do Rio de Janeiro e consolidando a arte cerâmica como atrativo cultural da cidade.

Uma das fundadoras do grupo, Lydia Sebastiany, faz uma viagem ao passado e lembra que Petrópolis tem a sua própria história com a cerâmica. “Em torno da década de 1950, várias cerâmicas europeias estiveram aqui, dentre as quais a que até hoje representa essa época, embora com outra direção, porém usando o nome do artista inicial, a Cerâmica Luiz Salvador, ainda com produção e loja em Itaipava”, destaca.

Para a ceramista, esse crescimento de adeptos na atualidade representa um novo capítulo na história do movimento. “São filhos e netos de nossa geração surgindo, bem como muitos vindo de outras cidades e montando seus ateliês aqui”, comenta. Formada em Belas Artes e com vários cursos em cerâmica ao longo de sua trajetória, Lydia tem seu ateliê em Petrópolis desde 2006, onde capacita outras pessoas para a prática.

Parceiro nesta jornada, o ceramista Ivo Ferreira diz que em uma pesquisa feita de maneira informal percebeu que o número de pessoas ligadas à cerâmica e ateliês voltados para esta prática em Petrópolis é maior do que em outras cidades da região serrana. “Vemos que existe realmente uma vocação para isso na cidade. E, para nós, que fazemos parte deste movimento há décadas, é gratificante observar esse interesse crescendo e chegando às novas gerações”, diz.

Related posts

II Copa Agita Petrópolis será decidida no próximo sábado

admin

Guarda Civil flagra homem com linha chilena no Parque Municipal de Itaipava

admin

Produção de motocicletas aumenta 18% no primeiro semestre de 2022

admin

Deixe um comentário