Destaques Política Últimas Notícias

Vereadora propõe que propaganda oficial da Prefeitura de Petrópolis inclua Língua Brasileira de Sinais

A Câmara Municipal aprovou, em sessão ordinária realizada nesta terça-feira (05), um projeto de lei de autoria da vereadora Gilda Beatriz que dispõe sobre o uso da Língua Brasileira de Sinais – Libras no material de propaganda oficial da Prefeitura de Petrópolis.

O texto pontua que mensagens e propagandas de programas, atos, obras, serviços e campanhas educativas e informativas e de outras publicidades da administração direta e indireta do município, veiculadas em televisão ou em redes sociais, deverão apresentar janela com intérprete de Língua Brasileira de Sinais, com a finalidade de torná-la acessível à pessoa surda ou com deficiência auditiva.

A autora destaca que a Língua Brasileira de Sinais foi reconhecida em 2002 e, mais tarde, regulamentada pelo Decreto nº 5.626/05, que trata sobre seu uso e difusão nas instituições públicas e privadas, da formação de professores e intérpretes de Libras. A Lei nº 13.146, Lei Brasileira de Inclusão, de 2015, também dispõe sobre o assunto, garantindo assim a inclusão.

“É essencial que os direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão sejam garantidos e respeitados. Portanto, utilizar libras nos veículos de comunicação, definitivamente, se constitui como um meio eficaz de promoção da inclusão social”, disse Gilda, frisando que outros municípios já estão adotando a ideia.

O Projeto de Lei segue agora para sanção do Executivo Municipal.

Related posts

Presidente do STF cita ausência de mulheres na cúpula do Judiciário

admin

Prefeito Bernardo Rossi determina ação do Procon contra preços abusivos do álcool gel

admin

Caixa paga hoje abono salarial para nascidos em agosto

admin

Deixe um comentário