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Pesquisa CNDL: 76% das vendas de Natal serão em lojas físicas

Às vésperas da data mais aguardada do ano,  pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que o Natal promete movimentar lojas de todo o país, atraindo mais de 132,9 milhões de consumidores em busca dos presentes ideais. Segundo o levantamento, a expectativa é de que a celebração natalina injete expressivos R$ 74,6 bilhões na economia nacional. A pesquisa mostra a preferência do consumidor pelas lojas físicas, uma tendência confirmada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis que verifica maior movimento nos pontos comerciais já a partir desta semana com perspectiva de atingir pico após o dia 20, quando é paga a segunda parcela do 13º salário, abono para os trabalhadores celetistas.

Cada consumidor vai adquirir em média quatro presentes, cada um com preço médio de R$ 138, projetando um impacto na economia de aproximadamente R$ 74,6 bilhões em vendas. Roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%) lideram a lista dos presentes mais desejados.

A preferência por compras presenciais permanece forte, com 76% dos consumidores planejando adquirir presentes em lojas físicas, especialmente em lojas de departamento (38%) e shopping centers (31%). “O comércio investiu em qualidade e preço e também está focando num bom atendimento que é um diferencial para conquistar o consumidor. O cliente bem atendido, com atenção e de forma personalizada se torna um consumidor fiel. Então, temos um bom momento para vendas e também uma forma de garantir mais clientes. Na loja, o consumidor tem mais chance de visualizar o produto que está levando, comparar os modelos e até mesmo uma consultoria do vendedor para fechar o negócio com preço e prazo que lhe deem uma tranquilidade de pagamento”, analisa o presidente da CDL Petrópolis, Cláudio Mohammad.

Os filhos (60%), mães (48%), cônjuges (44%) e irmãos(as) (28%) figuram como os principais destinatários dos presentes. Surpreendentemente, 64% dos entrevistados planejam também se auto presentear, somando uma estimativa de 104,6 milhões de pessoas nas compras para si mesmas. “É também um dado significativo para o lojista que se prepara melhor para receber o cliente com um provador de roupas arejado, um espaço para experimentar um calçado ou um amostra grátis demonstrativa do produto. É uma infinidade de opções para deixar o consumidor à vontade para escolher bem”, pontua Cláudio Mohammad.

Além de compras em lojas físicas, aquisições online

Entretanto, 50% planejam realizar também compras online, representando 81,4 milhões de consumidores. Muitos consumidores vão usar as duas modalidades para adquirir os produtos. Ao explorar o universo online, 68% dos presentes serão adquiridos através dessa plataforma, com 78% utilizando sites, 70% aplicativos e 19% o Instagram para realizar as compras. Surpreendentemente, sites internacionais superam os nacionais na preferência, com 65% dos consumidores optando por compras internacionais, contra 55% em sites nacionais.

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