Cidade Últimas Notícias

Procon/Petrópolis-RJ multa Correios em R$ 526 mil após denúncias de atrasos na entrega

Depois de diligenciar pedido de esclarecimento sobre atrasos nas entregas, intimar a regularização do serviço e autuar em flagrante os Correios pelas mais de 500 denúncias da deficiência na prestação do serviço, o Procon/Petrópolis-RJ lavrou uma multa de R$ 526 mil, entregue na tarde desta terça-feira (12.05) no Centro de Entrega de Encomendas – CEE, do bairro Mosela. O caso também está sob apreciação do Ministério Público Federal (MPF).

O serviço de entregas, prestado pelos Correios, foi reconhecido pela Presidência da República como essencial no dia 20 de março, através da Medida Provisória 926 e do decreto 10.282/20, que reforçaram o compromisso com a população em prover ‘soluções de comunicação e logística. No entanto, desde o início de março os consumidores em Petrópolis vêm relatando ao órgão de defesa do consumidor a dificuldade em receber encomendas.

A situação vem sendo monitorada pelo Procon municipal desde o início de março. “Nós constatamos que havia poucos carteiros para fazer tanto a distribuição quanto a entrega. Depois, notificamos para que eles esclarecessem como estavam gerindo as entregas na pandemia. Pedimos uma solução para o problema. Eles tiveram um prazo de três dias para apresentar uma melhora no serviço e não responderam o que estavam fazendo para melhorar a logística da distribuição”, informa a coordenadora do Procon/Petrópolis-RJ, Raquel Motta.

No dia 15 de abril, o órgão de defesa do consumidor encaminhou uma intimação à superintendência Estadual dos Correios para que fosse regularizada a distribuição de serviços como PAC e entregas internacionais no município. O caso também foi comunicado ao Procon Estadual. Nesse período, o número de reclamações continuou crescendo. No dia 27, o Correios foram autuados e receberam intimação para regularizar o serviço de entrega e apresentar – até o dia 7 de maio – um relatório constando as medidas adotadas para que amenizar o problema. “Só nesse período foram mais de 100 novas denúncias recebidas”, pontua a coordenadora do Procon Municipal.

Na última sexta-feira (08.05), o caso foi encaminhado para a apreciação do MPF. “A partir de agora, o Procon/Petrópolis vai fiscalizar as novas denúncias recebidas sobre atrasos na entrega. Se persistir o problema, os Correios poderão ser autuados novamente. E, em caso de reincidência, a multa pode ser maior. Além disso, o consumidor que se sentir prejudicado pode ainda recorrer à justiça”, destaca Raquel Motta.

Related posts

Balcão de Empregos da prefeitura tem 78 vagas nesta semana

admin

STF tem maioria para derrubar lei que proíbe uso de linguagem neutra

admin

Cemitério carioca faz homenagem aos cientistas que combatem a covid-19

admin

Deixe um comentário